Projeto de Lei propõe Plano Municipal pela Primeira Infância em THE

O Plano Municipal foi elaborado com base nas diretrizes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Plano Municipal de Defesa e Proteção de Crianças de 0 a 6 anos de idade, que visa defender, proteger e garantir os direitos das crianças para reduzir desigualdades sociais e melhorar sua qualidade de vida.

Cinco eixos são considerados pelo Plano: criança com saúde; educação infantil; esporte, lazer e cultura; família e a comunidade da criança; e enfrentamento e prevenção às violências contra crianças.

Em mensagem anexada ao projeto, o prefeito Firmino Filho ressalta a importância de valorizar a infância, preparando o futuro e vivendo o presente, observando todos os seus direitos afirmados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Este Plano é, na verdade, uma Carta de Princípios que firma um compromisso do Município de Teresina com suas crianças, estabelecendo diretrizes e metas que deveremos realizar de acordo com as leis que já se aplicam aos diversos setores, como educação, saúde, assistência, cultura, convivência familiar e comunitária, e outros que lhes dizem respeito”, diz o prefeito Firmino Filho, em trecho da mensagem enviada à Câmara.

O Plano Municipal foi elaborado com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Nacional pela Primeira Infância, com participação efetiva de diversas instituições do poder público e da sociedade civil organizada, sendo, inclusive, apresentado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAT) de Teresina, que o aprovou na íntegra.

“Esse Plano materializa o compromisso do Município de Teresina com suas crianças, propondo a articulação de ações nas diferentes Políticas Sociais, como educação, saúde, cultura, assistência social, entre outras, que beneficiem esse segmento. A responsabilidade da Prefeitura é trabalhar para o presente e para o futuro de nossa cidade”, pontuou Mauricéia Carneiro, secretária da SEMTCAS.

A Prefeitura aguarda apreciação da Câmara e aprovação entre os vereadores. Somente em seguida o Plano será sancionado pelo prefeito Firmino Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES