Projeto destina às escolas material de informática apreendido

Material de informática apreendido às escolas públicas do Brasil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo os trâmites regimentais do Poder, o projeto de lei de autoria da deputada federal piauiense Iracema Portella (PP), que orienta para a destinação de todo material de informática apreendido às escolas públicas do Brasil, foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados em Brasília.

A proposição refere-se aos produtos recuperados em ações de combate ao contrabando, nisso, a pauta impõe para o caráter social da iniciativa, viabilizando que os equipamentos sejam utilizados no processo de inclusão digital, propondo novas perspectivas aos alunos do país. Agora, a matéria segue para apreciação no Senado, obviamente, após a sua publicação oficial.

Na justificativa, a parlamentar reverberou para a demasiada relevância do projeto, galgando passos primordiais na área, possibilitando a minimização da carência em determinadas escolas de materiais do tipo, principalmente, computadores.

"Hoje, os computadores são instrumentos essenciais no processo pedagógico e necessário caminhar a passos rápidos e firmes para uma ampla inclusão digital, capaz de atingir, principalmente, os estudantes das escolas públicas brasileiras", afirmou a deputada.

A questão ainda foi tratada sob o viés da igualdade de oportunidades, contemplando o uso didático e pedagógico das novas tecnologias, fator tido com esmero, mas que precisa avançar. Nesse estreitamento, a formação de uma rede de ensino integrado segue sendo perseguida; tal processo também é amplificado pela atenção especial à formação dos professores e gestores das unidades de ensino do Brasil.

Reforçando as abstrações condizentes ao projeto, Portella indicou que superar esses obstáculos é uma tarefa urgente, pois as novas tecnologias de informação e comunicação, quando utilizadas de maneira equilibrada e com os cuidados necessários para evitar violações dos direitos das crianças e adolescentes, são de grande valia no processo educacional, ajudam os jovens a exercitar sua cidadania, a refinar seus conhecimentos e a fortalecer seus laços sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES