Projeto enfrentará crack em Teresina;secretário busca investimentos

O “Livre Para Viver” desenvolverá ações sobretudo na região central

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve, cumprindo agenda em Brasília. O gestor participou de uma audiência com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad), que é vinculada ao Ministério da Justiça. O encontro objetiva a captação de recursos para o programa “Livre para Viver”, da Prefeitura de Teresina. Esteve ainda na reunião, o coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa.

O projeto trata sobre o enfrentamento ao crack e outras drogas e integra o programa do Governo Federal, “Crack, é Possível Vencer”. O “Livre Para Viver” desenvolverá ações contra as drogas, sobretudo na região central e nas áreas da zona Sul, regiões com maior incidência de consumo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Bairros e comunidades como Vila da Paz, Redenção, Parque Rodoviário, Vila Costa Rica e Vila Jerusalém fazem parte do projeto.

Um dos resultados da reunião é a perspectiva do encaminhamento de recursos para o projeto. “Provavelmente, essa verba venha pelo mês de agosto. Todos esses valores serão empregados na continuidade do ‘Livre para Viver’, já em uma fase que engloba, também, o abrigamento de pessoas em situação de rua envolvidos com o problema das drogas”, declara o secretário Samuel Silveira.

Dentro dessa política de enfrentamento ao crack desenvolvida pela Prefeitura, há destaque para a necessidade de acolhimento dos usuários, buscando o fortalecimento de vínculos entre eles e suas famílias. “Discutimos ainda o enfrentamento às drogas, sobretudo na necessidade do acolhimento do dependente químico para a desintoxicação e a internação. Abordamos a necessidade de um terceiro momento, que é a criação de espaços para o fortalecimento de vínculos das famílias dos dependentes que estão fazendo o tratamento. Queremos implantar essas ações em Teresina”, conclui.

O secretário se reuniu também com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra. Na pauta, estava a captação de recursos para a reforma de unidades de assistência social da Semcaspi em Teresina. “Nós discutimos ações para melhorar as estruturas dos CRAS e CREAS, para beneficiar a proteção básica e especial dos cidadãos”, revela o gestor.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES