Projeto enfrentará crack em Teresina;secretário busca investimentos

O “Livre Para Viver” desenvolverá ações sobretudo na região central

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve, cumprindo agenda em Brasília. O gestor participou de uma audiência com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad), que é vinculada ao Ministério da Justiça. O encontro objetiva a captação de recursos para o programa “Livre para Viver”, da Prefeitura de Teresina. Esteve ainda na reunião, o coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa.

O projeto trata sobre o enfrentamento ao crack e outras drogas e integra o programa do Governo Federal, “Crack, é Possível Vencer”. O “Livre Para Viver” desenvolverá ações contra as drogas, sobretudo na região central e nas áreas da zona Sul, regiões com maior incidência de consumo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Bairros e comunidades como Vila da Paz, Redenção, Parque Rodoviário, Vila Costa Rica e Vila Jerusalém fazem parte do projeto.

Image title

Um dos resultados da reunião é a perspectiva do encaminhamento de recursos para o projeto. “Provavelmente, essa verba venha pelo mês de agosto. Todos esses valores serão empregados na continuidade do ‘Livre para Viver’, já em uma fase que engloba, também, o abrigamento de pessoas em situação de rua envolvidos com o problema das drogas”, declara o secretário Samuel Silveira.

Dentro dessa política de enfrentamento ao crack desenvolvida pela Prefeitura, há destaque para a necessidade de acolhimento dos usuários, buscando o fortalecimento de vínculos entre eles e suas famílias. “Discutimos ainda o enfrentamento às drogas, sobretudo na necessidade do acolhimento do dependente químico para a desintoxicação e a internação. Abordamos a necessidade de um terceiro momento, que é a criação de espaços para o fortalecimento de vínculos das famílias dos dependentes que estão fazendo o tratamento. Queremos implantar essas ações em Teresina”, conclui.

O secretário se reuniu também com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra. Na pauta, estava a captação de recursos para a reforma de unidades de assistência social da Semcaspi em Teresina. “Nós discutimos ações para melhorar as estruturas dos CRAS e CREAS, para beneficiar a proteção básica e especial dos cidadãos”, revela o gestor.

 

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina