Projeto Favela no Kite recebe equipamentos

Projeto Favela no Kite recebe equipamentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Campeonato Nacional e Mundial de Kitesurf promovido pelo Governo do Estado, encerrado neste domingo, 23, na Praia do Coqueiro, em Lu?s Correia, revelou futuros atletas que atualmente fazem parte do Projeto Favela no Kite. A prancha e a pipa usadas na pr?tica do kitesurf representam muito mais do que a garantia de v?os espetaculares sobre as ?guas do mar. Meninos e meninas que fazem parte do projeto, iniciado em 2001, no Coqueiro, foram contemplados por esta modalidade esportiva usualmente considerada elitista, com a oportunidade de inclus?o social.

Durante a premia??o, no domingo, os vencedores do Circuito Mundial de Kitesurf doaram tr?s equipamentos completos ao Projeto Favela no Kite que, atualmente, atende 15 crian?as e adolescentes nascidos na pr?pria comunidade litor?nea. ?Ficamos superfelizes em poder ajudar essas crian?as que est?o apaixonadas pelo esporte?, disse Aaron Hadlow, da Inglaterra, um dos vencedores da competi??o.

O Favela no Kite surgiu atrav?s da iniciativa do cearense Wellington Alves, conhecido nas praias do Piau? e Cear? como Barilou - a forma aportuguesada de body low, apelido em ingl?s que ganhou dos turistas estrangeiros em Jericoacoara, que significa corpo abaixado, numa refer?ncia ao modo como praticava o esporte. O instrutor teve o primeiro contato com kitesurf em 2000, na costa cearense.

?Eu trabalhava com artesanato e estava passando uma temporada em Jeri. L?, conheci um americano que me ensinou a praticar o kite. Estive em Lu?s Correia ainda em 2000 e percebi que os ventos da Praia do Coqueiro eram fant?sticos para a pr?tica do esporte?, disse Wellington Alves. No ano seguinte, Barilou veio definitivamente para o Piau? e come?ou a dar aulas particulares de kitesurf.

"Enquanto praticava o esporte, as crian?as do Coqueiro ficavam na praia admiradas com meus v?os. Elas me ajudavam a guardar o equipamento e mostravam muito interesse. Da? em diante, comecei a ensinar gratuitamente o esporte para os meninos e tive a ajuda de um arquiteto que conheci na Lagoa do Portinho que me deu um equipamento novo?, afirma Barilou.

O instrutor e fundador do projeto confessa que ficou entusiasmado com a realiza??o dos campeonatos Nacional e Mundial na Praia do Coqueiro. ?Foi super importante essa a??o do Governo ter trazido esse campeonato para c?. Agora que o pessoal do Brasil e do exterior conheceu a pot?ncia dos ventos daqui, vai querer que o evento aconte?a sempre aqui, garantindo visibilidade ao esporte e mais apoio para o projeto?, disse.

O secret?rio de Turismo, S?lvio Leite, conheceu o mais novo aluno do Favela no Kite, Edevaldo - o Formiga, de 7 anos. ?Atrav?s desse evento, a Praia do Coqueiro se consolida como o ponto ideal para a pr?tica do kitesurf. Um projeto dessa natureza vai revelar grandes esportistas no Piau?, inclusive pessoas oriundas de comunidades carentes. Estive conversando com os representantes do Favela no Kite e vamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Esporte para viabilizarmos um apoio que garanta o atendimento para um n?mero maior de crian?as e adolescentes?, disse o secret?rio.

O presidente da Piemtur, Patroc?nio Paes Landim, destacou que a inclus?o dos campeonatos de kitesurf no calend?rio de eventos do Piau? ser? importante para o turismo. ?Esse torneio ? importante, porque a pr?tica dos esportes n?uticos ser? uma das ?ncoras para o desenvolvimento do turismo no Estado. O trabalho de promo??o de eventos faz parte do plano do governo estadual de inserir o Piau? no mercado brasileiro de turismo?, declarou Landim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES