Projeto Flores incrementa renda de horticultores

Projeto Flores incrementa renda de horticultores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintend?ncia de Desenvolvimento Rural (SDR), lan?ou hoje (29), na horta Geovane Prado, zona Leste da cidade, o projeto Flores de Teresina, cujo objetivo ? gerar uma alternativa de trabalho e renda ao homem do campo e da zona urbana, diversificando o sistema de produ??o das hortas do munic?pio, com a utiliza??o do cultivo de flores tropicais.

De acordo com o gerente de Programas Especiais da SDR, Judivan Paz, inicialmente quatro horticultores ser?o beneficiados com o Flores. "A estrutura do projeto ? composta de um sistema de irriga??o em microaspers?o, oito bancadas com capacidade para produ??o de 1.680 jarros por semana e uma casa de vegeta??o com capacidade para produ??o de 12.800 mudas", informou. Paz acrescentou que "at? o processo de comercializa??o, os horticultores trabalhar?o em tr?s frentes: o plantio das sementes, a repicagem (transporte da sementeira para bandeja de c?lulas) e o transplantio para os jarros". Tudo levar?, em m?dia, 45 dias.

"A Prefeitura de Teresina tem certeza de que essa alternativa de trabalho e renda para os horticultores ser? exitosa, porque h? um mercado promissor. Esperamos, com isso, expandir o projeto e beneficiar outras fam?lias que trabalham em hortas da cidade", frisou Paulo Fortes, superintendente de Desenvolvimento Rural do munic?pio. Capitu, presidente da Associa??o dos Horticultores do Geovane Prado, enfatizou a import?ncia do Flores para as fam?lias beneficiadas: "H? muito tempo trabalhamos em horta e era sempre a mesma coisa, nunca t?nhamos tido oportunidade de cultivar algo diferente. Com essa iniciativa da Prefeitura, nossa renda ir? melhorar, caminhos melhores est?o sendo abertos ", destacou.

No ?ltimo m?s, todos os envolvidos no projeto - horticultores beneficiados, t?cnicos da SDR, da Universidade Federal do Piau? e do Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento - passaram por cursos de capacita??o na ?rea de plantas ornamentais em pote, na capital. Eles tamb?m fizeram uma viagem de campo ? Unidade de Inova??o Tecnol?gica de Flores (TecFlores) do munic?pio cearense de S?o Benedito, ao Salinas Casa Shopping e ao viveiro Exotic, em Fortaleza, onde puderam conhecer a comercializa??o das plantas do Estado e suas fases de produ??o. Para a implanta??o do Flores de Teresina, a Prefeitura investiu R$ 29 mil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES