Projeto incentiva leitura e favorece aprendizado de obras piauienses

A iniciativa, além de ampliar as possibilidades de leitura, leva aos estudantes mais conhecimento sobre a literatura piauiense

Proejtp | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A literatura piauiense é rica. Afinal, aqui é terra dos poetas Torquato Neto e H. Dobal. E ainda dos prosistas O. G. Rêgo de Carvalho e Da Costa e Silva. Diante de uma riqueza magistral imortalizada em letras, os novos talentos da literatura regional são obras de estudo e apreciação de estudantes em fase de pré-vestibular.

Wellington Soares no projeto ^Ler para escrever melhor^Com o apoio institucional da Seduc, o professor Wellington Soares uniu escritores para fazer sorteios, durante as lives do Pré-Enem Seduc, de livros. O objetivo do projeto é simples e já está no nome que carrega: Ler para Escrever Melhor.

A leitura de autores contemporâneos como Edmar Oliveira, Demetrios Galvão, Adriano Lobão, Rogério Newton, Vanessa Trajano, Nathan Sousa, Graça Vilhena, Wellington Dias (o governador também se aventura nas letras) e do próprio Wellington Soares despertam o ensino crítico, permitindo dominar a língua portuguesa e valoriza aspectos do regionalismo, o tal do piauiês.

Dominar a língua e ter conhecimento crítico são a base para uma boa redação. Até porque, dizem os sábios, que escreve mais do que lê acaba escrevendo errado. “É um projeto que lançamos no Pré-Enem Live. Os autores entram com as obras, doam alguns volumes, e sorteamos nos programas que vão ao ar aos domingos. Os livros são enviados via Correios”, explica o professor Wellington Soares.

Objetivo é favorecer o aprendizado de obras literárias 

O projeto nasce da necessidade de praticar uma boa redação. “Os alunos que tiraram nota máxima, de 1000 pontos, foram unânimes em dizer que a leitura é fundamental. Quem tem o hábito de ler acaba escrevendo muito melhor. Vamos ler literatura piauiense?”, convida o professor.

Leitura permite visão de mundoLarisse Silva tem hábito de leitura

Larisse Silva tem 17 anos e muitos planos pela frente. Ela estuda no Instituto Federal do Piauí (Ifpi), no segundo ano do curso técnico de Administração. A ideia é entrar na faculdade e quem sabe começar a escrever no Jornal Meio Norte.

Ela conta que já tinha o hábito da leitura. “Eu recebi o livro Ela Não Mulher para Casar, de Vanessa Teodoro. Já comecei a ler e estou gostando. Eu acho que a leitura melhora muito a questão ortográfica e a visão de mundo. Eu já gostava de ler, já conhecia outros autores da literatura piauiense. Eu gosto de escrever, gosto de redação. Na minha opinião é a parte mais difícil porque são muitas regras”, conta Larisse.

Agora ela tem um objetivo: ser uma grande jornalista. “Eu sou do IFPI, faço Administração e estou terminando o ensino médio, concluo ano que vem. Quero muito fazer jornalismo. Eu gosto de escrever, então quero muito trabalhar em um jornal impresso, não vou desistir desse sonho”, acrescenta.

Autor comemora oportunidade de fazer sua obra circular

Adriano Lobão é poeta e une a fotografia às letras. Em sua visão, o projeto valoriza a cultura piauiense com um viés educacional. “É um projeto interessantíssimo. É essencial. Ele une a divulgação e valorização da literatura piauiense com objetivos pedagógicos. O estímulo da leitura e escrita, no caso. São atividades essenciais para o desenvolvimento humano. Então fico muito feliz de ver minha obra circulando nesse projeto”, conta.

Adriano Lobão, poeta piauienseA obra do autor reúne duas formas de linguagem artística: a imagem e as letras. “O meu livro ‘Destinerário’ são poemas com fotografias de lugares do Piauí, Maranhão, Ceará, Tocantins, Minas Gerais. É uma verdadeira jornada poética. Esse é um dos livros inclusos no Ler para Escrever Melhor. Também tenho outro com uma coletânea de poemas, além dos que estão inclusos no ‘Destinerário’”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES