Projeto leva água de boa qualidade para o Semi-árido

Projeto leva água de boa qualidade para o Semi-árido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piau? ? o terceiro estado do Nordeste a implantar uma unidade demonstrativa do Projeto ?gua Doce, que visa a oferta de ?gua de boa qualidade para comunidades da regi?o semi-?rida atrav?s do processo de dessaliniza??o de ?guas de po?os artesianos, bastantes comuns nesta regi?o. Em uma reuni?o, na sexta-feira (18), na sede do Emater (Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau?), ficaram acertados os ?ltimos detalhes para a reinstala??o de outro dessalinizador, em car?ter emergencial, na comunidade S?o Jo?o Batista, no munic?pio Vila Nova do Piau?, cerca de 65 km de Picos.

"Est? previsto para esta ter?a-feira, 22, a instala??o do novo dessalinizador e em 10 de fevereiro faremos o primeiro peixamento (povoamento de peixes) dos dois tanques, constru?dos para o aproveitamento da ?gua resultante do processo. Essa ? uma vantagem desta nova concep??o do projeto do Minist?rio do Meio Ambiente, que anteriormente chamava-se ?gua Boa. Nesta nova vers?o, al?m dos dessalinizadores, o projeto contempla a instala??o de unidade demonstrativa com um sistema produtivo, com a cria??o de peixes e de bode, utilizando-se todo o res?duo salgado com o plantio de uma esp?cie vegetal resistente ao sal para garantir a sustentabilidade ambiental. Al?m disso, temos que envolver a comunidade com a busca da mobiliza??o social para a gest?o do sistema comunit?rio", explica Francisco Guedes, diretor-geral do Emater.

De acordo com o t?cnico do Emater, Edson Falc?o, a vas?o do po?o artesiano na comunidade S?o Jo?o Batista chega a 15 m?/hora, o que ? uma excelente vas?o para este tipo de projeto. Ele explica que nesta primeira fase de implanta??o do projeto no Piau? est? sendo utilizado um sistema de tr?s membranas no dessalinizador, mas que ser? substitu?do posteriormente por um de seis membranas, o que vai aprimorar o processo, aumentando o percentual de ?gua doce produzida.

Edson Falc?o enfatiza que o principal objetivo do projeto ? produzir ?gua de boa qualidade para a comunidade. Mas, tamb?m ? poss?vel a produ??o de til?pia em tanques, especialmente constru?dos para esta finalidade. Nessa fase, os t?cnicos utilizam uma planta aqu?tica (Atriplex Numu?ria) que absorve o teor de sal ainda existente na ?gua n?o utilizada para consumo humano. Depois de utilizada neste processo, a planta ? tamb?m uma ?tima alimenta??o forrageira para caprinos, ovinos e at? galinhas. "Sem a coloca??o do peixe, que garante a produ??o de material org?nico, a planta n?o sobrevive", explica Falc?o.

Al?m do Emater, s?o parceiros do projeto ainda institui?es como a Semar (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos H?dricos - gestora estadual do projeto), Casa do Semi-?rido - Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido, Prosar - Programa de Sa?de e Saneamento B?sico na ?rea Rural do Piau?, Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria, PCPR - Programa de Combate ? Pobreza Rural, Agespisa - ?guas e Esgotos do Piau? S/A, CPRM - Companhia de Recursos Minerais e Dnocs - Departamento Nacional de Obras contra as Secas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES