mais

Projeto Mirim Cidadão recebe automóveis

O Cidadão Mirim trabalha com crianças e adolescentes

Por Vanderson de Paulo


O projeto social “Mirim Cidadão” da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) recebeu na sexta-feira (04), do Tribunal de Justiçado Piauí (TJ-PI), a doação de dois veículos para o transporte de crianças e adolescentes. O programa socioeducativo trabalha com a formação cidadã de crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Com isso, o projeto objetiva prospectar parcerias público participativa com a comunidade.

A solenidade da entrega dos automóveis ocorreu no pátio do TJ com a presença do presidente do órgão, Erivan Lopes. O presidente do TJ-PI, atenta que a proposta do projeto também efetiva a responsabilidade social na comunidade. O magistrado concluiu sua gestão com o ato simbólico de que a magistratura e o poder judiciário não deve estar distante do povo.

“Os veículos estão com todas as condições de trafegabilidade e nós concluímos nossa gestão pregando o que acreditamos desde o início: não queremos que a população imagine o poder judiciário apenas trancando e julgando as pessoas. Queremos conhecer e ajudar a comunidade e com isso apostamos num Piauí melhor, mais tranquilo e de pessoas mais felizes”, exortou o presidente.

\"
(Crédito: Raissa Morais)


A parceria entre a SSP e o TJ-PI já resultou nas doações de computadores, impressoras, scanners, além de mobiliários como mesas e cadeiras para os 37 núcleos mirins da capital. O Secretário de Segurança, Rubens Pereira, e demais autoridades acompanharam a ocasião. O Mirim Cidadão tem como foco abrir um canal de diálogo com a comunidade.

“Os veículos farão frente a uma responsabilidade importante na política de prevenção de segurança pública. Desde 2015 estamos implementando isso com muita coragem destinando recursos para esta atividade que é a de construir, naquele que está iniciando sua vida de cidadão, a ajudar que essas crianças tenham a personalidade de cidadão”, pontuou o secretário.

Para a coordenadora o Mirim Cidadão, desde 2015 a capitã da Polícia Militar-PI, Enyra Oliveira, o sentimento é de dever cumprido. “Esse é o dever de cidadania, de formar verdadeiros cidadãos. A modelagem do Mirim Cidadão é toda voltada para construção de pessoas críticas e conscientes, conhecedora do seu papel social e para melhorar a qualidade de vida do país”, conta.

Através do programa, voluntários passam por uma capacitação para conhecerem o projeto e repassaram os conhecimentos de suas disciplinas para as crianças, pais e responsáveis.

“O Mirim Cidadão é um grande laboratório que promove atividades de educação complementar com disciplinas de noções de direitos humanos, ética e cidadania, estatuto do idoso, estatuto dos direitos da criança e adolescentes, Lei Maria da Penha,Educação para o trânsito,Educação sexual,Ambienta, de enfrentamento às drogas e violência, segurança pessoal”, contou Enyra e acrescenta ainda que “essas disciplinas motivam na criança e no adolescente o desejo de ser cada vez melhor”, afirma a capitã.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail