Projeto Mirim Cidadão recebe automóveis

O Cidadão Mirim trabalha com crianças e adolescentes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Vanderson de Paulo

O projeto social “Mirim Cidadão” da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) recebeu na sexta-feira (04), do Tribunal de Justiçado Piauí (TJ-PI), a doação de dois veículos para o transporte de crianças e adolescentes. O programa socioeducativo trabalha com a formação cidadã de crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Com isso, o projeto objetiva prospectar parcerias público participativa com a comunidade.

A solenidade da entrega dos automóveis ocorreu no pátio do TJ com a presença do presidente do órgão, Erivan Lopes. O presidente do TJ-PI, atenta que a proposta do projeto também efetiva a responsabilidade social na comunidade. O magistrado concluiu sua gestão com o ato simbólico de que a magistratura e o poder judiciário não deve estar distante do povo.

“Os veículos estão com todas as condições de trafegabilidade e nós concluímos nossa gestão pregando o que acreditamos desde o início: não queremos que a população imagine o poder judiciário apenas trancando e julgando as pessoas. Queremos conhecer e ajudar a comunidade e com isso apostamos num Piauí melhor, mais tranquilo e de pessoas mais felizes”, exortou o presidente.

A parceria entre a SSP e o TJ-PI já resultou nas doações de computadores, impressoras, scanners, além de mobiliários como mesas e cadeiras para os 37 núcleos mirins da capital. O Secretário de Segurança, Rubens Pereira, e demais autoridades acompanharam a ocasião. O Mirim Cidadão tem como foco abrir um canal de diálogo com a comunidade.

“Os veículos farão frente a uma responsabilidade importante na política de prevenção de segurança pública. Desde 2015 estamos implementando isso com muita coragem destinando recursos para esta atividade que é a de construir, naquele que está iniciando sua vida de cidadão, a ajudar que essas crianças tenham a personalidade de cidadão”, pontuou o secretário.

Para a coordenadora o Mirim Cidadão, desde 2015 a capitã da Polícia Militar-PI, Enyra Oliveira, o sentimento é de dever cumprido. “Esse é o dever de cidadania, de formar verdadeiros cidadãos. A modelagem do Mirim Cidadão é toda voltada para construção de pessoas críticas e conscientes, conhecedora do seu papel social e para melhorar a qualidade de vida do país”, conta.

Através do programa, voluntários passam por uma capacitação para conhecerem o projeto e repassaram os conhecimentos de suas disciplinas para as crianças, pais e responsáveis.

“O Mirim Cidadão é um grande laboratório que promove atividades de educação complementar com disciplinas de noções de direitos humanos, ética e cidadania, estatuto do idoso, estatuto dos direitos da criança e adolescentes, Lei Maria da Penha,Educação para o trânsito,Educação sexual,Ambienta, de enfrentamento às drogas e violência, segurança pessoal”, contou Enyra e acrescenta ainda que “essas disciplinas motivam na criança e no adolescente o desejo de ser cada vez melhor”, afirma a capitã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES