Projeto nacional visita Grupo de Transexuais e Travestis no Piauí

No Piauí, travestis e transexuais enfrentam o desrespeito

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O GPTrans será uma das organizações visitadas em Teresina pela coordenadora de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Taciana Gouveia, no dia 15/09, terça-feira. O grupo é apoiado pela fundação por meio do edital anual de 2014 e está na fase final do projeto “Trans Forma Ação”. O GPTrans foi apoiado pela fundação também em 2012, por meio do projeto “A gente transforma”.

A visita faz parte das atividades de monitoramento do Fundo Brasil, que tem a missão de promover os direitos humanos no país por meio de um modelo inovador de apoio a projetos, fortalecendo organizações sociais e desenvolvendo a filantropia de justiça social.

No Piauí, travestis e transexuais enfrentam o desrespeito de alguns gestores e servidores de órgãos púbicos quando precisam de serviços a que têm direito. O uso do nome civil é um exemplo da falta de consideração com a identidade de gênero. Outro exemplo é a falta de regulamentação em relação ao uso de banheiros por travestis e transexuais.

Organização da sociedade civil, o GPTrans (Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis) trabalha na defesa de direitos humanos, especialmente nas questões relacionadas ao respeito à identidade de gênero.

Desde 2007, mais de 100 projetos apoiados já foram visitados em todo país. Além dos monitoramentos, a doação de recursos e a realização de atividades de formação fazem parte do trabalho realizado pela fundação, que tem sede em São Paulo. 

O projeto “Trans Forma Ação” incluiu a produção de materiais educativos sobre direitos humanos e identidade de gênero, oficinas para sensibilização de gestores públicos e outros servidores, oficinas para travestis e transexuais sobre noções de direitos humanos, identidade de gênero e inclusão social, visitas a órgãos de educação, saúde, assistência social e segurança pública.

O principal objetivo foi firmar parcerias e fortalecer os conhecimentos de direitos ou qualquer tipo de assistência voltadas para a população trans no Piauí.

O desrespeito à identidade de gênero é considerado uma forma de violência que pode provocar inclusive abalos psicológicos.

O direito à livre orientação sexual e à identidade de gênero é uma das temáticas apoiadas pelo Fundo Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES