Projeto para os sertões é beneficia Piauí

Projeto para os sertões é beneficia Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sert?o do Piau?, em breve, poder? receber mais benef?cios nacionais. ? que foi lan?ado nos ?ltimos dias 4 e 5, em Recife (PE), o Projeto Manejo Sustent?vel das Terras do Sert?o, uma iniciativa do Projeto Dom Helder C?mara (PDHC), uma proposta do Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio (MDA). O Piau? esteve representado no encontro pela coordenadora do Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido, L?cia Ara?jo, que j? vem trabalhando em parceria com o projeto.

A ?rea de abrang?ncia do Projeto Manejo Sustent?vel das Terras do Sert?o compreende os Territ?rios do PDHC, localizados no Semi-?rido dos Estados de Sergipe, Cear?, Para?ba, Pernambuco, Piau? e Rio Grande do Norte, beneficiando de forma ampla 7 mil fam?lias, e de forma piloto, mil fam?lias de comunidades de agricultores familiares.

O projeto Manejo Sustent?vel das Terras do Sert?o complementa a?es em curso do PDHC, do MDA. O Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), al?m do MDA e do PDHC, participam como co-financiadores do projeto.

O objetivo de desenvolvimento do Projeto Sert?o ? contribuir para a melhoria do desenvolvimento sustent?vel e a qualidade de vida das popula?es afetadas pelo processo de degrada??o de terras no Semi-?rido do Nordeste do Brasil, atrav?s de uma abordagem intersetorial nas atividades p?blicas de apoio ? produ??o sustent?vel e ? redu??o da pobreza.

As a?es do Projeto Manejo Sustent?vel de Terras no Sert?o inserem-se no Programa Operacional do GEF OP#15 (Manejo Sustent?vel de Terras) e pretendem gerar benef?cios locais, nacionais e globais. Essas a?es est?o diretamente relacionadas ? recupera??o de ?reas degradadas pela atividade agropecu?ria, ? conserva??o da biodiversidade e ao seq?estro de carbono (mudan?a clim?tica), contribuindo n?o somente para o desenvolvimento sustent?vel das comunidades de agricultores e agricultoras familiares, como tamb?m para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil junto ? Conven??o da ONU de Combate ? Desertifica??o, ? Conven??o da Biodiversidade e ? de Mudan?as Clim?ticas.

Al?m do lan?amento do projeto, o encontro serviu para avalia??o das a?es do Projeto Dom Helder C?mara e ?s perspectivas do mesmo face aos excelentes resultados apresentados na recente avalia??o do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agr?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES