Projeto que pode proibir Waze no Brasil é aprovado na Câmara

PL foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto o país se concentrava no julgamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado Federal, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados, aprovou uma pauta polêmica.

O projeto prevê a proibição de aplicativos como o Waze no Brasil, que mostram ao usuário onde encontrar blitz e radares no trânsito. O app, que pertence ao Google, oferece rotas e sugestões de caminhos pelo mapa, e uma de suas funções inclui a indicação de onde esses postos estão localizados.

O projeto, proposto pelo deputado Major Fábio (PROS-PB), em 2013, sugere a alteração do Código de Trânsito Brasileiro para transformar em infração o uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos ou redes sociais que identifiquem esses pontos de interesse no mapa.

Se aprovado e o Waze não remover a função, o aplicativo pode ser banido do Brasil. Já o motorista que for flagrado usando algum sistema do tipo pode receber uma multa de até R$ 50 mil. A pauta foi aprovada por unanimidade. Agora, a proposta aguarda o parecer da Comissão de Viação e Transportes (CVT).

Se for aprovada novamente, o Projeto de Lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Só depois disso o projeto será discutido no plenário da Câmara e, se aprovado, encaminhado ao Senado, de onde partirá para a Presidência da República para ser aprovado ou vetado em definitivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES