Projeto quer combater violência contra a mulher em municípios do Piauí

O projeto Maria Flor pretende formar um grupo de produção para que mulheres vítimas de violência doméstica e tráfico humano possam ter garantia de renda

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda são muito altos os índices de violência contra a mulher, mesmo com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que coíbe tal ato, e até programas sociais engajados nessa causa.

É o que confirma o balanço realizado em 2014, pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), que registrou 485.105 atendimentos, uma média de 40.425 atendimentos ao mês e 1.348 ao dia. Desde a criação do serviço em 2005, foram mais de 4 milhões de atendimentos.

A pesquisa, que em 2014 atendeu as 27 unidades federativas, destaca ainda que o Distrito Federal foi o que mais procurou o “Ligue 180”, foram 158,48% das ligações, logo em seguida o Mato Grosso, 91,61%, e ocupando o terceiro lugar está o Rio de Janeiro, com 91,18%.

Apesar do Piauí não se encontrar no topo do ranking, o índice é um tanto quanto elevado. Em busca de reduzir tais números, conscientizar e orientar, que foi lançada na manhã dessa quinta-feira (23), no auditório da Fetag/PI, no centro de Teresina, a segunda versão do Projeto Maria Flor, iniciativa da Cáritas Brasileiras, com apoio da Cáritas Arquidiocesana do Piauí, Fetag/PI e Feministas do Piauí (Serve), que há dois anos trabalha com mulheres em situação de violência, agora se propõe a enfrentar a realidade do tráfico humano em rede de solidariedade.

Segundo Luciana Alves, representante do projeto Juventude Empreendedora, a parceria com o projeto Maria Flor pretende formar um grupo de produção para que essas mulheres possam ter garantia de renda.

“O projeto Maria Flor vai se desenrolar ao longo de dez meses e no final do projeto a gente quer montar um grupo de produção para que essas mulheres possam ter uma renda. Daqui para o próximo mês o projeto vai ter início.

Com foco maior no tráfico de mulheres, queremos que elas conheçam os artifícios a favor delas, pois não existe apenas a violência de bater, existe também a violência psicológica, que muitas vezes [acontece] sem ao menos se dar conta”, explica.

Luciana Alves garante que mais de 50% das mulheres que fazem parte de algum projeto da Cáritas no Piauí confessam sofrer violência doméstica e que o índice é maior ainda em cidades interioranas do Estado.

“No nosso Estado o índice é altíssimo. Só para se ter noção, das mulheres que são atendidas pela Cáritas, mais de 50% afirmam sofrer ou já ter sofrido violência doméstica. Como na Cáritas tem vários projetos, a gente tem detectado dentro dos projetos.

E imagina as que não fazem parte do projeto, então é bem maior. Esse número é maior ainda no interior, porque lá as mulheres têm medo dos esposos, têm toda aquela cultura patriarcal”, esclarece Luciana Alves.

Já Marcilene Sousa, coordenadora do projeto Juventude Empreendedora, explica que a contribuição do projeto para com as mulheres em situação de violência será feita em grupos de formação e produção de materiais que gerarão renda a elas.

“O objetivo é fortalecer cada vez mais as ações para que elas aconteçam de forma sistemática, para que a gente possa empoderar as mulheres dentro desse processo.

Vamos trabalhar com encontros para formações e também disponibilizando insumos para contribuir com a produção, que elas se identificarem, pode estar ligada a culinária ou ao artesanato, o grupo é quem vai decidir”, pontua Marcilene Sousa.

O projeto Maria Flor, em segunda versão, que tem a sede no Bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina, está previsto para ter início em maio deste ano e vai funcionar, além da capital, nos municípios de São Raimundo Nonato, Parnaíba e Bom Jesus.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES