Projeto quer destinar 20% de vagas de concursos de Teresina para negros

O PL é de autoria do professor Wilson Oliveira e é voltado para certames dos Poderes Executivo e Legislativo

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O professor Wilson Oliveira protocolou no gabinete dos 29 vereadores de Teresina, na quinta-feira (23), uma minuta de Projeto de Lei de cotas no âmbito municipal. O projeto visa destinar 20% das vagas de concursos e seletivos públicos para provimento de cargos efetivos e de empregos destinados a pessoas pretas e pardas nos Poderes Executivo e Legislativo de Teresina e em entidades de sua administração indireta. 

Conforme Wilson Oliveira, o concurso é um dos meios mais democráticos de acesso aos cargos públicos, mas também deve ser uma correção das desigualdades e promoção de oportunidades a pessoas pretas e pardas. Ele destacou a importância do projeto como uma maneira efetiva de enfrentar e minimizar a diferença no acesso de pretos e pardos a cargos públicos.

Projeto quer destinar 20% de vagas de concursos de Teresina para pretos (Foto: Redes sociais)

“A cota é uma das minhas bandeiras de luta. Assim como a educação, que oportuniza o acesso de jovens ao Ensino Superior, quero proporcionar que as pessoas pretas e pardas também assumam cargos públicos. Teresina precisa avançar no sistema de cotas, por isso percorri o gabinete dos vereadores hoje, para que eles se sensibilizem com a proposta e apresentem o projeto no parlamento”, enfatizou o professor Wilson Oliveira.

A reserva de vagas a candidatos pretos e/ou pardos constará expressamente dos editais dos concursos públicos e processos seletivos nas esferas do Executivo e Legislativo, que deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido, além de trazer informações precisas quanto aos critérios de classificação e toda orientação necessária aos candidatos interessados nas vagas reservadas.

No âmbito federal, já é previsto cota para pessoas pretas e pardas, segundo a Lei nº 12.990/14. Em 2021, a ex-governadora do Piauí, Regina Sousa, sancionou a Lei nº 7.626/21, que garante a reserva de 25% das vagas em concursos públicos e processo seletivos para pessoas pretas e pardas no Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES