Projeto quer revitalizar espaços públicos abandonados de Teresina

Com o objetivo de revitalizar espaços públicos abandonados de Teresina, um grupo de apoiadores da causa cultural da cidade começou a tocar uma série de atividades voltadas para a reocupação destes loc

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de revitalizar espaços públicos abandonados de Teresina, um grupo de apoiadores da causa cultural da cidade começou a tocar uma série de atividades voltadas para a reocupação desses locais.

Através do Salve Rainha, que é um projeto desenvolvido pelo jornalista Júnior Araújo, o grupo busca oferecer arte, música, cultura e gastronomia, oferecidos pelo Café Sobrenatural.

Em sua primeira temporada, o Salve Rainha buscou a revitalização do prédio da Fundação Nacional do Humor (FNH), localizada na Praça Ocílio Lago. Na segunda e última edição o evento migrou para o calçadão da Simplício Mendes, mantendo boa repercussão e muitos visitantes.

Agora o Salve Rainha ocupa o antigo prédio da Câmara Municipal de Teresina, que atualmente está abandonado, e a Rua Climatizada, promovendo os Ensaios de Carnaval.

O último ensaio, o “Rainha do Mar”, aconteceu no domingo (1º) e contou com instalações de Kalina Rameiro e Elon Constantino, e exposição fotográfica assinada por Igor Girão.

O espaço da Rua Climatizada também ofereceu drinks, lanches gourmet e uma feira com itens diversos, ao som de discotecagens de DJs convidados.

O projeto surge como uma opção de lazer ao marasmo dos domingos, e também para fomentar a cena cultural e dar vida a espaços públicos em situação de abando.

“A ideia do Salve Rainha surgiu quando percebemos que Teresina tem muitos espaços públicos ociosos, que precisam de uma atenção e uma programação cultural. Nossa ideia é fomentar a cultura local e levar arte às pessoas”, explica Júnior Araújo.

Os Ensaios de Carnaval do Salve Rainha acontecem durante os domingos do mês de fevereiro. Nas próximas três intervenções, o grupo busca abarcar mais artistas e personagens da cultura mafrense. “O Salve Rainha é plural e participativo, e todas as manifestações culturais e artísticas são respeitas e têm seu espaço”, afirma o organizador.

Exposições do Salve Rainha também defende meio ambiente

As ocupações também têm uma preocupação que é de preservação do meio ambiente. Tanto que todas as instalações das exposições do Salve Rainha são elaborados com material reciclado.

"Todo o domingo nós apresentamos uma instalação, que fica no prédio da antiga Câmara Municipal de Teresina. O próximo ensaio é o Rainha da Alegria, e já estamos com o processo de reciclar lixo para montá-lo", afirma Júnior.

A sereia exposta no primeiro ensaio deu o que falar nas redes sociais, e ela foi feita integralmente com material reciclável. "Em nosso processo criativo, produzimos a sereia com materiais encontrados na porta daqui do prédio, que é um ponto de coleta de lixo. Com esse material também produzimos cortinas de plástico e águas-vivas, que ficam na rua climatizada", finaliza Júnior Araújo.

E pensando na manutenção do verde da capital, no evento também são distribuídas mudas de árvores e plantas nativas da flora teresinense - tais como o caneleiro, ipê e outros - aos frequentadores do Salve Rainha. A distribuição acontece em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM)

A rua é climatizada só no nome

Os apoiadores do Salve Rainha também querem trazer benefícios para a estrutura utilizada durante os Ensaios de Carnaval. Neste primeiro momento, conseguiram ligar a energia do prédio e da Rua Climatizada. A meta agora é fazer com que o sistema de ventilação da rua, que antes era um ponto turístico da cidade, volte a funcionar como antes.

Eles querem conseguir a reivindicação com um abaixo-assinado. "Protocolamos e fizemos ofícios pedindo a reinstalação da luz, agora queremos que os ventiladores voltem a funcionar. Faremos um abaixo-assinado com esse pedido à Prefeitura Municipal de Teresina e aos órgãos competentes", assinala Railane Matos de Carvalho, membro da organização do Salve Rainha.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES