Projeto Vamos Contar desperta importância do Censo

O encontro visa dar seguimento ao projeto “Vamos Contar”, elaborado por meio de parceria com o MEC

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos de várias instituições que contribuem no processo de divulgação do Censo estiveram reunidos nesta segunda-feira (12), na sede da Secretaria da Educação, para definir a contribuição de cada instituição no projeto, que busca ensinar os alunos dos níveis básico, fundamental e médio a trabalharem com dados estatísticos. O encontro visa dar seguimento ao projeto ?Vamos Contar?, elaborado por meio de parceria com o MEC ? Ministério da Educação e Cultura e o IBGE ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

?Todas essas entidades contribuem no processo de divulgação do Censo. No caso, as instituições de ensino têm como contribuir no processo de divulgação junto aos seus alunos, fazendo uma conscientização sobre a importância do Censo, para que eles possam multiplicar para suas comunidades e suas escolas?, disse a diretora da Unidade de Planejamento da Seduc, professora Gisele Oliveira, acrescentando que cada escola vai receber um kit de material para ser utilizado no dia-a-dia dos alunos, como forma de divulgação e formação sobre ?O que é o Censo? e ?Qual a importância dele?.

O supervisor de Informações do IBGE/Piauí, Pedro Soares da Silva, disse que a coleta dos dados para o Censo 2010 começa no dia 1º de agosto, com previsão para ser concluído no dia 30 de novembro de 2010. Ele explicou que com esse trabalho que vai ser executado na sala de aula, os alunos vão ter habilidade para desenvolvê-lo também na sua própria casa, junto à família.

?Dependendo do nível do aluno, vão ser elaborados trabalhos específicos. Uns vão fazer interpretação de mapas, outros, interpretação para leituras de tabelas estatísticas, ou ainda, ser um mini recenseador. Ou seja, essa é uma forma dele dar conhecimento aos pais ou responsáveis que o Censo existe e precisa da população, sendo que o resultado será divulgado para o conhecimento da sociedade?, disse.

O supervisor explicou ainda que as informações colhidas pelos alunos servirão apenas para divulgação do Censo, visando uma formação e um despertar do alunado para aprender a trabalhar com o dado propriamente dito. E para que saibam ainda quais as etapas do trabalho realizado pelo Instituto, para que dados como, por exemplo, quantidade da população do Estado, sejam divulgados em uma aula na escola ou utilizados em outras áreas e para a sociedade em geral.

Participaram ainda da reunião representantes da APPM ? Associação Piauiense de Municípios, Uespi ? Universidade Federal do Piauí, UFPI ? Universidade Federal do Piauí, TJ ? Tribunal de Justiça, Fundação Cepro, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES