Projeto visa implantar Programa de Mestrado na Uespi de Picos

Projeto visa implantar Programa de Mestrado na Uespi de Picos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi palco de uma reunião, na manhã de quinta-feira (19), onde foi discutido o projeto de financiamento e a implantação de programa de pós-graduação em nível de mestrado. Estiveram presentes professores, o pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Geraldo Eduardo Luz; o pesquisador Francisco Alves Lima; o diretor do campus, Evandro Alberto e o superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha).

O programa de mestrado que deverá ser implantado na instituição em 2016 e será voltado para o desenvolvimento do semiárido piauiense a fim de propor novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, ressaltou como será organizado este programa Stricto Sensu destacando que o mesmo envolverá vinte professores doutores da Uespi oriundos dos mais diversos campi e cursos, assim como professores de outras IES que trabalham a temática do semiárido, numa ideia de estudo interdisciplinar.

“A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região que é chave para o Nordeste e o país. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento do potencial da região a fim de se torne benefício para toda a população”, disse Geraldo Eduardo Luz.

O professor de Química do campus Torquato Neto e diretor da Sedet, Francisco Alves (Chicão), ressaltou que Picos tem o potencial para alavancar a universidade. “Aqui na Uespi de Picos temos um número significativo importantes de doutores nas mais diversas áreas, com grande potencial para fazer uma universidade de grande desenvolvimento para a região”, destacou.

A proposta formulada pelos professores será encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, para análise e, em caso de aprovação, o mestrado será implementado.

De acordo com Chaguinha, o projeto também se destina a aquisição de equipamentos para os laboratórios de Biologia, Enfermagem e Agronomia. “Já temos o edital aberto com algo em torno de um milhão de reais para começar e quem sabe podemos conseguir uma possível ampliação”, explicou o superintendente.

O diretor do campus de Picos, Evandro Alberto, destacou a importância da parceria firmada entre a Sedet. “A universidade tem cada vez mais avançado em Pesquisa e Extensão e a possível implantação da proposta de mestrado é um reflexo positivo deste avanço que conta com o apoio de nossa reitoria e de nossos pró-reitores, num esforço coletivo para viabilizarem melhores dias para nossa IES”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES