Projetos da Fundac vão melhorar o Arquivo Público

Projetos da Fundac vão melhorar o Arquivo Público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Funda??o Cultural do Piau? (Fundac) est? trabalhando com dois projetos para ampliar e melhorar as condi?es de atendimento da Casa Anysio Brito, um dos principais acervos culturais do Estado. A presidente da Fundac, S?nia Terra, informou que os projetos visam dois pontos: microfilmagem e digita??o de todo o acervo para a pesquisa; o outro diz respeito ? melhoria do espa?o f?sico da Casa.

O pr?dio da Casa Anysio Brito recebeu, segundo a presidente da Fundac, visitas de especialistas do Arquivo Nacional que reconheceram as condi?es t?cnicas da casa como razo?veis em condi?es de atendimento ao grande n?mero de pesquisadores, estudantes, professores e pessoas do povo que buscam originais de documentos hist?ricos, incluindo aqueles de natureza pessoal e comercial.

S?nia Terra espera melhorar ainda mais as condi?es da Casa para efeito de recebimento de pesquisadores, principalmente no que diz respeito ? climatiza??o das salas, onde se encontram pe?as de grande valor hist?rico. Ao mesmo tempo, o Arquivo P?blico passa por um processo de identifica??o dos consulentes do seu acervo, atrav?s da organiza??o individual, devendo o pesquisador deixar documento na portaria, recebendo no momento um cart?o de ?visitante?.

As medidas foram determinadas pela coordenadora do Arquivo P?blico, S?ria Emerenciana Nepomuceno Borges. Por meio da identifica??o, segundo ela, ser? mais f?cil manter controle sobre a documenta??o dispon?vel para pesquisa. As normas para acesso aos documentos est?o sendo aplicadas desde o m?s passado.

Conforme essas normas, o acesso aos documentos sob cust?dia do Arquivo P?blico ? franqueado a todo e qualquer cidad?o. O hor?rio de consulta ? das 7h30 ?s 18h15, de segunda a sexta-feira, e o usu?rio pode contar com um servidor para auxili?-lo na leitura dos instrumentos de pesquisa.

De acordo com as normas, o trabalho do Arquivo P?blico ?, al?m de preservar importante patrim?nio p?blico, torn?-lo acess?vel a qualquer cidad?o. Para conciliar essas atividades de preserva??o e acesso, foram estabelecidas v?rias regras.

Destacam-se, entre outras, as mais importantes: n?o ? permitido uso de canetas de cor; n?o ? permitido o uso de blocos, cadernos ou livros de anota?es - somente folhas soltas; ? permitido uso de computadores port?teis; est?o proibidos telefone celular, r?dio, bip, pagers ou outros aparelhos que possam comprometer o sil?ncio na sala de pesquisa; proibido fumar; n?o s?o permitidos alimentos e bebidas de qualquer esp?cie na sala de pesquisa; proibido acesso de animais; o pesquisador n?o pode portar bolsas, sacolas, malas, pastas e embrulhos na sala de pesquisa. Estes devem ser colocados no guarda-volumes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES