SEÇÕES

Promotora do MP-PI visita assentamento destruído após incêndio

Mais de 200 famílias desabrigadas pelo incêndio;uma criança morreu.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) designou a promotora de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Cidadania (Caodec), para acompanhar o caso do incêndio ocorrido nesse final de semana, no Assentamento 8 de Março, localizado no Povoado Chapadinha Sul, zona Rural de Teresina.

Durante visita ao local, realizada na última quinta-feira (19), a promotora de Justiça ouviu os moradores da região e chama atenção para necessidade identificação de idosos, mulheres, crianças e de todas as famílias que residem no assentamento de acordo com as especificidades de cada um.

“Diante de tudo que vimos, nossa preocupação é garantir acesso à água potável, alimentação e saúde para todos. Mas também devemos garantir a identificação dessas pessoas. Muitos perderam seus documentos e entendemos que a cidadania tem início, justamente, com a identificação de cada um deles como sujeitos de direitos e deveres. Vamos nos articular com outras instituições para realização de um mutirão para que eles possam ter seus documentos novamente”, destaca Flávia Gomes.

Uma força-tarefa está sendo realizada por diversos órgãos públicos para prestar maior assistência às famílias desabrigadas. Núbia Lopes, superintendente de Relações Sociais da Secretaria de Governo (Segov), relata que além das ações imediatas, como a entrega de cestas básicas e de frutas e verduras, também será realizado levantamento do número exato de famílias vítimas do incêndio, para que elas sejam encaminhadas para os programas sociais do governo. “Lamentamos o ocorrido, mas sabemos que o momento é de garantir atendimento qualificado para essa população e chamar atenção de todos para os riscos das queimadas”, complementa a superintendente.

 O acampamento

Com um modo de vida comunitário, após o incêndio, os acampados se uniram ainda mais para ajudar toda a comunidade. João Luis faz parte da Direção Estadual do Partido do Trabalhadores (PT) e coordena o acampamento. Segundo ele, desde o dia 8 de março de 2016, as famílias residem na região. “A maior parte das famílias do 8 de março são oriundas do campo. Elas foram para zona urbana em busca de qualidade de vida, mas agora, retornaram para a zona rural e buscam na terra a sobrevivência. Outros acampamentos estão nessa situação. Peço aos governos atenção para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, diz o acampado.

Ele também afirma que há 1 ano e oito meses, foi protocolado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o pedido de desapropriação da terra, mas não tiveram retorno da solicitação realizada. 

Doações

As doações podem ser feitas no endereço Conjunto Redenção, Quadra 1, casa 11, Bairro Redenção, Teresina – PI. Ou ainda pode entrar em contato pelo telefone (86) 3218 3935 e solicitar a busca das doações. Contribuições em dinheiro podem ser feitas através da conta de Ludecilda Maria Fernandes, Caixa Econômica Federal, agência 2004, Conta Poupança 00079294-1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos