Promotora do Paraná exige que mulher seja condenada por racismo reverso

Segundo a promotora, uma foi à escola da filha e teria chamado a diretora de “pálida”, “pálida azeda” e “branca”, em tom depreciativo.

MPPR disse que opinião da promotora não é posicionamento da instituição | Wagner Araújo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma promotora do Ministério Público do Paraná (MPPR) entrou com um recurso em um processo buscando a condenação de uma mulher por insultar uma pessoa branca, situação conhecida como "racismo reverso". Segundo o documento assinado pela promotora Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan, a mãe de uma estudante, identificada como Eliane, foi à escola da filha e se envolveu em uma discussão com a diretora e vice-diretora da escola, ocasião em que teria chamado a diretora de "pálida", "pálida azeda" e "branca". 

Segundo argumento da promotora, a mãe da criança fez essas declarações "de forma claramente depreciativa e ameaçadora, dizendo: 'você está zombando de mim, sua pessoa pálida?' e 'você vai ver, sua pessoa pálida, você terá o que merece', entre outras frases com o mesmo sentido". Ao analisar o caso, o Tribunal de Justiça do Paraná absolveu a mulher da acusação de injúria racial, alegando que esse tipo de crime não se aplica a pessoas brancas, uma vez que, de acordo com registros históricos, a população negra foi escravizada e perseguida ao longo da história do Brasil e do mundo.

A Corte também afirmou que a diretora não parece ter se sentido ofendida com as declarações. No entanto, a promotora do MPPR não concordou com a decisão e apresentou um recurso argumentando que a legislação não restringe o crime de racismo "a pessoas de uma determinada cor".

"Em primeiro lugar, é importante destacar que o artigo 140, §3º, do Código Penal considera como uma circunstância agravante do crime o uso de elementos relacionados à raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição de idoso ou pessoa com deficiência. Em nenhum momento o tipo penal restringe a aplicação a pessoas de uma determinada cor, etnia, religião ou origem, o que obviamente demonstraria o preconceito do legislador contra certos grupos", escreveu Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan no recurso.

Por meio de nota enviada ao Correio Braziliense, o Ministério Público do Paraná afirmou que a posição da promotora não representa o posicionamento institucional do órgão e destacou que em segundo grau, houve pedido para que o recurso não fosse acatado. 

"No caso em questão, a despeito do recurso interposto pela promotora de Justiça em primeiro grau – cuja manifestação não representa a posição institucional sobre o tema – o Ministério Público do Paraná, por meio do 2º Grupo Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça, manifestou-se no processo, em segundo grau de Jurisdição, pelo não reconhecimento do recurso", destacou o MPPR, em nota . 

Com informações do Correio Braziliense



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES