Protetor tem sido negligenciada por quase todo mundo no Piauí

Não é de hoje que se sabe que os raios solares são bastante prejudiciais à pele.

Não é de hoje que se sabe que os raios solares são bastante prejudiciais à pele. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os malefícios causados pela exposição da pele ao sol não são nenhuma novidade. No entanto, mesmo sabendo das consequências, muitas pessoas ainda não se deram conta da importância dos cuidados necessários para fugir dos riscos que a exposição ao sol traz.

Esse é o caso do estudante Fábio Augusto Moraes. Ele relata que o protetor solar o incomoda e por isso ele acaba optando por sair de casa sem essa proteção. ?Não gosto porque a pele fica oleosa e até mesmo aqueles que se dizem sem óleo deixam a pele com um aspecto estranho. Sei que é necessário usar, mas não consigo e por isso procuro outras formas para me proteger, como não sair em horário de sol forte, tentar sempre andar pela sombra, dentre outras formas?, disse.

Nesses casos, Socorro Aragão aconselha as pessoas a conversarem com seu dermatologista para que seja receitado o protetor mais apropriado com o tipo de pele de cada pessoa.

Já Therezynha Cavalcante pensa de forma diferente. Ela conta que usa protetor solar até mesmo quando está em casa e, ao se expor ao sol, os cuidados são redobrados. Mas nem sempre ela se preocupou tanto com a proteção de sua pele. ?Na minha adolescência eu pegava muito sol sem usar nenhum tipo de proteção e quando cheguei na fase adulta comecei a sentir as consequências. Manchas escuras começaram a aparecer no meu rosto e tive que iniciar um tratamento muito longo e caro para me livrar delas. Ainda hoje eu sofro com as consequências da minha falta de cuidado?, relatou.

As manchas na pele são apenas uma das consequências da exposição exagerada ao sol. Além disso, existem desde as consequências mais imediatas, como vermelhidão e queimaduras, até aquelas que aparecem a longo prazo, como lesões pré-cancerígenas, envelhecimento precoce até o câncer de pele. ?A radiação solar uma vez que chega até a pele, não sai, é cumulativa, por isso as pessoas devem se proteger desde cedo?, aconselhou a dermatologista Socorro Aragão.

Para se proteger dessas consequências tão danosas, as pessoas devem usar todas as formas de proteção existentes, como chapéus, guarda-sol, roupas e o mais importante deles, o protetor solar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES