Prouni 2024 vai oferecer 402 mil bolsas por todo país; alunos já podem consultar

O Ministério da Educação (MEC) destaca que esta é a maior oferta desde o início do programa, em 2005

Prouni 2024 vai oferecer 402 mil bolsas por todo país | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2024 o Prouni - Programa de bolsas em universidades particulares do governo federal, deve oferecer 402.092 vagas no primeiro semestre deste ano. Os alunos que realizaram o Enem poderão consultar as vagas por curso, turno e instituição no site do próprio programa. As inscrições terão início em 29 de janeiro.

Dentre as mais de 402 mil vagas disponíveis, 304.638 são destinadas a bolsas integrais, enquanto 97.454 são parciais, cobrindo 50% dos custos. O Ministério da Educação (MEC) destaca que esta é a maior oferta desde o início do programa, em 2005.

Para concorrer a uma dessas bolsas, os candidatos precisam atender a alguns critérios, incluindo requisitos de renda. Nesta edição, os cursos de Direito e Medicina apresentam um aumento no número de vagas, com 18,8 mil e 1,8 mil, respectivamente. São Paulo, Minas Gerais e Paraná destacam-se como os estados com maior oferta de bolsas.

As vagas para bolsas integrais são direcionadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto as parciais aceitam estudantes cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.

Além dos critérios de renda, os candidatos devem ter participado do Enem em 2022 ou 2023, obtendo uma média de 450 pontos. A participação no Programa Universidade para Todos (Prouni) é condicionada à não obtenção de nota zero na redação.

Veja o calendário do Prouni 2024:

  • 29/1: Início das inscrições

  • 1º/2: Encerramento das inscrições

  • 6/2: Divulgação da primeira chamada

  • 27/2: Divulgação da segunda chamada



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES