Prouni abre as inscrições para bolsas nesta quinta-feira

É preciso ter participado do Enem 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, estará com inscrições abertas a partir da próxima quinta-feira (17). Para se inscrever no Prouni do primeiro semestre de 2013 é preciso ter participado do Enem 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos (nota de corte) na média das notas do Exame.

De acordo com o coordenador do Programa de uma faculdade de Teresina, Franciberto Ribeiro, podem participar da seleção os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, os estudantes com deficiência e os professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

?Para poder concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa?, explica o coordenador ao lembrar que para se inscrever no Prouni é preciso ainda ter obtido nota superior a zero na redação do Enem.

O período das inscrições vai de 17 a 21 de janeiro. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet na página do Prouni. Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2012. Na página, o estudante pode ainda pesquisar as instituições e cursos com oferta de bolsa no processo seletivo do primeiro semestre deste ano.

?No momento da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil, já que o programa também reserva bolsas às políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada?, acrescenta Franciberto Ribeiro.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem de 2012. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso.

No processo de seleção serão realizadas duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado dia 24 de janeiro e a segunda no dia 8 de fevereiro. A cada chamada os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer na instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição.

?Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. O candidato pode verificar se a instituição irá aplicar este processo seletivo próprio no momento da inscrição?, finaliza o coordenador do programa.

Para quem é beneficiado pelo programa, o Prouni é uma oportunidade para conquistar uma bolsa parcial ou integral que dará acesso ao ensino superior. Em 2010, o estudante Ismael do Nascimento foi um dos muitos candidatos que se inscreveu no programa com sua nota do Enem e conseguiu uma bolsa integral. ?Já estou no 6º período do curso de Direito, o que sempre quis fazer. Por isso avalio o programa como uma oportunidade ímpar na minha vida?, coloca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES