Provimento vai normatizar atendimento pessoas com transtorno mental

Medida atende aos pacientes judiciários em conflito com a lei

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equipes das secretarias de Justiça e da Saúde e da diretoria do Hospital Areolino de Abreu se reuniram com representantes da Vara de Execução Penal e da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí, para apresentar a proposta de protocolos de atendimento a pacientes judiciários em conflito com a lei no âmbito do sistema prisional.

Na reunião, que aconteceu na sede do Fórum Cível e Criminal de Teresina, foi definido que a proposta será transformada em provimento da Corregedoria Geral de Justiça, que expedirá recomendações aos juízes sobre os procedimentos a serem adotados, a partir de agora, no que diz respeito aos pacientes com transtornos mentais que estejam em conflito com a lei.

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, explica que “desde o ano passado, a Sejus realiza o trabalho de desinternação de pacientes do extinto Hospital Penitenciário, com apoio da Rede de Saúde Mental, o Judiciário e as famílias. Essa normatização fortalece o trabalho que já vem sendo desempenhado pela Secretaria junto aos pacientes em conflito com a lei”.

O juiz, José Vidal de Freitas, titular da Vara de Execução Penal, explica que “a normatização do atendimento aos pacientes com transtornos mentais cumpre a Lei 10.216/2001, que trata da reforma psiquiátrica e torna dispensáveis os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico”. O magistrado reforça que a pactuação “vai colocar o Piauí de forma pioneira no Brasil no atendimento as pessoas com transtorno mental”.

A gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado, Gisele Martins, destaca que estão sendo desenvolvidas, junto à Rede de Atenção Psicossocial (Raps), ações para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com transtornos mentais. “Estamos viabilizando o atendimento das pessoas com transtorno mental e outros pacientes em conflito com lei, encaminhando para a RAPS”, frisa.

Na última semana, a Secretaria de Justiça do Piauí promoveu a mudança de finalidade do Hospital Penitenciário Valter Alencar (HPVA), que passou a ser Unidade de Apoio Prisional (UAP). Com a mudança, que atende à Lei 10.216, a unidade deixa de fazer internação de pacientes judiciários, com transtorno mental ou não, funcionando apenas na atenção básica à saúde.

Também participaram da reunião os diretores da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus, Enemésio Lima e Leandro Oliveira, o diretor da Unidade de Apoio Prisional, Joel Bina, o diretor do Hospital Areolino de Abreu, Ralph Webster, e o juiz José Airton Medeiros, da Corregedoria Geral do TJ-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES