PSF valoriza a terceira idade em evento especial no Saci

PSF valoriza a terceira idade em evento especial no Saci

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Sa?de da Fam?lia da Unidade de Sa?de do Saci promove hoje (09) um dia de a?es em sa?de, cidadania e lazer voltadas para a terceira idade. Pela manh?, logo na entrada do p?tio da igreja do Saci, 43 idosos estavam fazendo alongamento, acompanhados pelo professor de Educa??o F?sica, Clemilton Lima. ?Procuro trabalhar o corpo e a mente dos idosos para que haja uma mudan?a de h?bitos, que leva a uma melhor qualidade de vida. Incentiv?-los a praticar uma atividade f?sica ? importante porque ? um trabalho de sa?de preventiva e eles ganham mais disposi??o durante o dia?, relata o professor.

Estandes em toda a extens?o da pra?a oferecem atividades diferenciadas. Os alunos de fisioterapia da AESPI disponibilizam sess?es de massagem para os idosos, uma forma de aliviar dores no corpo e as tens?es. Mais adiante, um estande com profissionais de nutri??o, realiza avalia?es nutricionais e d? orienta?es sobre alimenta??o saud?vel, beneficiando principalmente diab?ticos e hipertensos. ?Ter esse contato com o idoso fora do ambiente da unidade de sa?de ? bastante agrad?vel. Eles se sentem mais ? vontade e se divertem cuidando da sa?de. Porque, para n?s, sa?de n?o ? s? o bem estar f?sico, ? tamb?m o ps?quico e o social. Estamos construindo o conceito de envelhecimento saud?vel?, frisa a enfermeira do PSF, Maria Du?.

Os profissionais do PSF aproveitam o dia de atividades para verificar a press?o arterial e fazer exame de glicemia nos idosos. A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assist?ncia Social tamb?m marca presen?a na atividade, atrav?s da realiza??o de cadastramento do Passe Livre para os idosos com mais de 65 anos.

?Os ?rg?os da Prefeitura de Teresina trabalham em conjunto para promover qualidade de vida para todos os cidad?os. Estarmos aqui hoje facilita aos idosos a aquisi??o de um direito que, muitas vezes, ? desconhecido?, afirma a assistente social da SEMTCAS, Aline Teixeira.

Al?m dos servi?os de sa?de, como a medi??o de press?o, exame de glicemia, e orienta??o de sa?de bucal, os idosos ter?o tamb?m servi?os de lazer com uma programa??o cultural desenvolvida especialmente para eles. Durante a tarde desta sexta-feira, apresenta?es de teatro, shows com repentistas, dan?a, m?sica e poesia divertir?o o p?blico.

Vinte e cinco idosos do Coral da Terceira Idade do Lineu Ara?jo cantaram m?sicas regionais para abrir o Primeiro Encontro da Terceira Idade do Saci. O evento j? conta com a aceita??o total do p?blico: ?? a primeira vez que fazem isso aqui e eu estou adorando. ? importante para n?s, que possu?mos algumas limita?es, termos tantos servi?os dispon?veis num s? dia e no mesmo lugar?, disse a moradora do Saci, Nezuita Pereira, de 62 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES