Grande número de suicídios preocupam psicólogos em THE

Entre os problemas mais comuns está a dificuldade de se firmar socialmente e financeiramente.Veja!

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O elevado número de casos de depressão seguidos de suicídio em Teresina tem alertado e preocupado os especialistas e profissionais em hospitais e clínicas da capital. A psicóloga Drª Shardane Maria Freitas que atende em clínicas e hospitais, falou ao meionorte.com que os casos são isolados em adolescentes e adultos.

Segundo ela, os suicídios em Teresina oscilam em pessoas que se encontram depressivas, nas tentativas e na resistência em procurar orientação médica. ? Existem os casos aleatórios em que a pessoa não sabe o motivo de estar deprimida; os casos identificados em que elas sabem os motivos e procuram ajuda médica e também os conflitos familiares?, afirma Shardane Freitas.

Entre os problemas mais comuns da depressão e os suicídios em adultos, está a dificuldade de se firmar socialmente e financeiramente e os problemas emocionais que envolvem perda de entes queridos e amorosos. Nos adolescentes, seria a auto-cobrança na vida estudantil.

Para a psicóloga, os suicídios ocorridos em Teresina têm tido causa comum nos últimos anos. Ela cita os adolescentes como as principais vítimas. ? A cobrança de si próprio, da família e principalmente das escolas, tem sido os causadores do ciclo depressivo entre os jovens e consequentemente a principal causa dos suicídios.

Sobre a relação da depressão com as drogas, Shardane Freitas afirma: ? Consomem as drogas quem já tem problemas. A droga seria um refúgio para preencher o vazio ocasionado pela depressão?, finalizou.

FOTOS: HÉLVIO MENESES



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES