Psicológo fala da \“tristeza de fim de ano\”

No fim do ano as pessoas ficam mais reflexivas sobre a vida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem só de alegria é feito o natal. Com a chegada do fim do ano e do espírito natalino as pessoas tendem a ficar mais reflexivas sobre o ano que se passou e sobre os planos para o futuro. Esse questionamento acaba criando um sentimento de tristeza em muitas pessoas, é o que afirma o piscologo José Augusto Ribeiro em entrevista para o jornalista Arimateia Carvalho, no Programa Banca de Sapateiro, na Rádio Jornal Meio Norte (90,3). O psicologo ainda falou sobre a preocupação que se deve ter para os casos de depressão.

"Chega o fim do ano e as pessoas começam a ver a vida numa perspectiva onde se analisa o passado, o presente e o futuro. É quando a reflexão toma de contas da pessoas", afirmou.

As reuniões familiares e as festividades de fim de ano também podem acentuar para outros problemas. "Muitas pessoas não tem condições financeiras, muitos passam o natal sozinhos. Mesmo que o natal seja uma época alegre de reunir a família, acaba existindo um dupla face nisso. A da felicidade, mas também a dos questionamentos", explica José Augusto Ribeiro.

Sobre a depressão, o psicólogo disse que é precisa ter uma preocupação com as pessoas que têm a doença e destacou que é necessário buscar o tratamento da doença do século. "Hoje em dia as pessoas julgam muito, é preciso tomar muito cuidado ao abordar essas pessoas. É preciso ter mais atenção, conversar mais, abraçar", recomenda o psicológo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES