Psiquiatra afirma ter alertado Igreja sobre padre acusado de pedofilia, diz NYT

Ele afirma não saber se Bento XVI, então arcebispo, foi avisado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A arquidiocese da Alemanha, liderada pelo futuro papa Bento XVI, ignorou repetidos avisos para afastar do trabalho com crianças o padre acusado de abusar sexualmente de diversos garotos, disse o psiquiatra que tratou do religioso em entrevista ao ?New York Times? nesta quinta-feira (18).

?Eu disse ?Pelo amor de Deus, ele deve ser afastado imeditamente do trabalho com crianças??, disse o psiquiatra Werner Huth ao jornal. Segundo o psiquiatra, ele estabeleceu condições para continuar o tratamento com o padre P.H.: que ele fosse afastado do trabalho com jovens e do álcool e que fosse supervisionado por outro padre 24 horas por dia.

Huth disse que os advertiu a igreja de forma explícita, pessoalmente e por escrito, antes que o atual papa, então arcebispo Joseph Ratzinger, deixasse a Alemanha para ir ao Vaticano, em 1982. Em 1980, após diversas queixas de abuso por pais em Essen, Ratzinger decidiu transferir o padre para tratamento em Munique.

Apesar dos avisos do psiquiatra, o padre H. retornou ao trabalho paroquial logo após de iniciar o tratamento, onde lidava com crianças e adultos. Ele foi formalmente acusado de molestar garotos e condenado em 1986 por abuso sexual na Bavária.

O psiquiatra disse que ele não avisou diretamente o então arcebispo Ratzinger e não saberia dizer se o papa foi avisado das suas denúncias. Huth, no entanto, disse ter chamado a atenção de vários líderes da Igreja, como o então bispo Heinrich Graf von Soden-Fraunhofen, que morreu em 2000.

Carta pastoral

A imprensa alemã vem pressionando para que o papa Bento XVI se pronuncie sobre os escândalos de pedofilia e o acusam de terhospedado o padre na diocese de Munique quando ele já tinha antecedentes de abusos a menores.

O escândalo veio somar-se a um relatório oficial que concluiu, em novembro passado, após três anos de investigações, que os mais altos membros da arquidiocese de Dublin protegeram os autores dos abusos e não os entregaram à polícia durante mais de três décadas.

O Vaticano divulgará no próximo sábado (20) uma "Carta Pastoral" do papa aos irlandeses, o primeiro documento escrito por um papa sobre a pedofilia.

Em sua audiência geral das quartas-feiras na Praça de São Pedro, falando em inglês, o Papa Bento XVI se disse profundamente preocupado com os escândalos que abalam a Igreja.

Segundo ele, a Igreja irlandesa foi "severamente abalada" pela crise pelo que "peço para que todos leiam a carta que estou enviando ao país com o coração aberto e o espírito da fé. Minha esperança é de que ela ajudará no arrependimento, na cura e na renovação", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES