“Pulseira do sexo” gera polêmica entre pais e educadores em SP

As pulseiras já são moda por aqui. Baratas e fáceis de serem encontradas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um e-mail com reportagem do tabloide britânico ?The Sun? circula na internet alertando os pais de crianças e adolescentes para um jogo que virou febre nas escolas do Reino Unido: o Snap. A ?brincadeira? funciona da seguinte forma: uma menina coloca diversas pulseiras de silicone coloridas no braço e um jovem tenta arrebentar um dos adereços. Cada cor representa um ?carinho?, que vai desde um abraço até sexo; quem arrebentar receberá a ?prenda? da dona da pulseira.

As pulseiras já são moda por aqui. Baratas e fáceis de serem encontradas ? um conjunto de 20 delas sai por, no máximo, R$ 2 ?, elas não têm relação alguma com o jogo britânico, segundo usuários. ?Pode acontecer isso fora daqui, mas no Brasil usamos só porque é legal?, disse a estudante Camila Perrenchelle, de 20 anos.

De fato, não há evidências de que algo semelhante tenha ocorrido nas escolas paulistas, segundo a Secretaria Estadual da Educação. Mesmo assim, educadores de instituições adiantaram-se à chegada da moda e começaram a tomar providências.

É o caso do colégio particular Marista Arquidiocesano de São Paulo. No fim do mês passado, a direção enviou comunicado aos pais dos alunos intitulado ?Entretenimento? Consumo? Manipulação? Exploração de crianças e adolescentes??. ?Pedimos que, com discernimento e serenidade, [...] conversem sobre o melhor posicionamento para seus filhos e filhas?, informa o texto.

Em entrevista ao G1, o diretor educacional do colégio, o professor Ascânio João Sedrez, afirmou que a discussão foi parar também na sala de aula e teve um lado positivo. ?Foi interessante. Surgiram pautas muito boas entre alunos e professores e também foi uma boa desculpa para que os pais começassem uma conversa necessária.?

Mãe de duas meninas, Patrícia Paz, de 39 anos, aconselhou a caçula de 10 anos e a adolescente de 13 a deixarem de usar as pulseirinhas na escola onde estudam, no Centro de São Paulo. ?Elas usam desde pequenas, mas por precaução vão deixá-las de lado até essa moda passar?, afirmou.

As meninas questionaram a mãe, mas, após uma conversa franca, concordaram em colocar os adereços somente fora do ambiente escolar.

Vendas

Quem não gostou dos alertas sobre o jogo Snap foram os ambulantes que vendem os adornos nas proximidades das escolas. O G1 visitou cinco barracas e em todas a situação é a mesma: desde que começou a circular o e-mail com a reportagem do ?The Sun?, as vendas tiveram uma acentuada queda.

?Antes eu vendia de 150 a 200 conjuntos de pulseiras por dia, mas agora não vendo mais do que 20?, disse o ambulante José da Silva Fontes, de 36 anos, que trabalha perto de uma escola na Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista.

O vendedor Jean Souza Santos, de 40 anos, também sentiu a diminuição na procura pelo adereço. ?Há uns quatro meses, vinham mães com seus filhos comprar. Agora nem as crianças compram mais.?

Moda passageira

Para o educador Sedrez, o jogo Snap, se chegar ao Brasil, será rápido "como fogo de palha". ?A sensação é que há maleabilidade, franqueza aqui. O gingado que o brasileiro tem na questão dos relacionamentos é muito mais solto em comparação aos britânicos.?

Para ele, o jogo pode ser aceito em uma cultura rígida, mas não ganha força em um país em que a sexualidade é tratada com mais naturalidade. ?O jogo não se enquadra na nossa cultura. É estranho ao nosso país?, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES