Quadrilha é eliminada de festival em Teresina após pedir “Fora Bolsonaro”

A quadrilha foi a primeira a se apresentar na noite da quarta-feira (13), e levou para a arena uma forte temática de protesto.

Quadrilha é eliminada de festival em Teresina após pedir "Fora Bolsonaro" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quadrilha junina Explode Coração, da cidade de Duque Bacelar, no Maranhão, foi desclassificada de um festival junino realizado em Teresina. A quadrilha foi a primeira a se apresentar na noite da quarta-feira (13), e levou para a arena uma forte temática de protesto contra violência e o presidente da república.

O enredo da quadrilha, que tratava sobre a violência contra a comunidade LGBTQIA+, fazia duras críticas a falta de políticas públicas de enfrentamento aos altos índices de mortes da população no Brasil. Ao final da apresentação, a quadrilha se voltou para o presidente Bolsonaro e, aos gritos de "Ele não" e "Fora Bolsonaro", deixou a arena.

Quadrilha é eliminada de festival em Teresina após pedir "Fora Bolsonaro"- Foto: Redes sociais

Em seguida, a organização do festival comunicou que a junina teria infringido uma das regras do regulamento, tendo assim, que desclassificar o grupo. A atitude gerou reação de parte do público presente, que também gritou pedindo a saída do mandatário.

Nas redes sociais, a Quadrilha Junina emitiu uma nota de repúdio, citando a Constituição Federal para jusitifcar a utilização da manifestação durante o espetáculo. 

Nota de Repúdio

A Constituição Federal do Brasil, nossa Lei Maior, em seu art.5°, inciso IX, garante que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença". No entanto, o evento Cidade Junina (Teresina - PI), a partir de seu regulamento que flagrantemente desrespeita o direito fundamental à livre expressão e manifestação, desclassificou a Junina Exolode Coração em razão de manifestação política.

Nossa Junina, em seu espetáculo deste ano, a partir da temática "Nosso Santo, Nossas Causas", discute e denuncia a LGBTfobia que tira a vida de tantos e tantas em nosso país, a partir de um enredo de fé e devoção a Santo Antônio, o Santo das Causas impossíveis.

Diante da omissão do atual governo federal para o enfrentamento das violências e demais problemáticas sociais que a LGBTFOBIA impõe ao Brasil; e da obrigação de cobrarmos políticas públicas é que entendemos nosso dever de nos posicionar.

A cultura, historicamente, é instrumento de denúncia dos problemas estrurais que maculam nossa realidade, bem como de resistência e transformação social. Com o São João nao é diferente. As quadrilhas sempre se utilizaram dos tablados e de seus enredos para exercer seu direito constitucional de livre manifestação.

Por isso, repudiamos o evento Cidade Junina que, diante de um regulamento inconstitucional, desclassificou a Junina Explode Coração por ter entoado "Ele Não" e "Fora Bolsonaro".

Diante da repercussão da decisão nas redes sociais, a organização do festival também emitiu uma nota. De acordo com o texto, a regra em questão proibia toda e qualquer utilização de propagandas políticas. Confira na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Sobre a desclassificação do grupo junino Explode Coração na noite desta quarta-feira (13), a organização do 28º de Festival de Quadrilhas Juninas vem a público esclarecer que consta no regulamento da competição, Art. 20, que “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”.

A penalidade em caso de descumprimento, como versa o citado artigo, é a desclassificação. 

O regulamento está disponível no site do evento e é entregue a todos os grupos classificados. A responsabilidade de analisar as regras do concurso é de seus participantes e cabe à organização aplicar as sanções previstas.

Por fim, ratificamos que a Cidade Junina respeita a livre manifestação de pensamento e opinião e tem sido, em seus 28 anos de existência, palco de diferentes manifestações culturais e artísticas, abrindo espaço para que a cultura local seja valorizada. No entanto, as regras do concurso precisam ser respeitadas, a fim de garantir um tratamento isonômico entre todos os participantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES