Quais são as 50 cidades mais violentas do Brasil? Piauí está na lista!

De acordo com o Fórum, o Brasil registrou queda de 2,4% nas mortes violentas intencionais de 2022 para 2021: de 48,4 mil para 47,5 mil.

O Brasil tem 50 cidades consideradas as mais violentas | Reprodução / Mdig
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (20), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados do Anuário sobre a violência no País. O Brasil tem 50 cidades consideradas as mais violentas, tendo a Bahia como o estado que suporta mais municípios incluídos no Anuário. O Piauí também está no ranking, com apenas uma cidade.

A lista tem como referência as taxas de mortes violentas intencionais, chamadas de MVIs no nome técnico, divulgadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado. O Meionorte.com detalhou os crimes que mais são praticados nessas cidades: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio.

Como mencionado, Bahia lidera a lista e tem os quatro municípios mais violentos do país: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. Em seguida, vem o Pernambuco e Mato Grosso. No Piauí há apenas uma cidade considerada violenta: Parnaíba. 

Veja agora o ranking detalhado dos estados com seus respectivos municípios: De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou queda de 2,4% nas mortes violentas intencionais de 2022 para 2021: de 48,4 mil para 47,5 mil. Os crimes de homicídio doloso (-1,7%) e latrocínio (-15,3%) apresentaram diminuição de 2021 para 2022, enquanto as lesões corporais seguidas de morte (18%) e os assassinatos de policiais (30%) cresceram no mesmo período.

O Anuário ainda mostra as cinco regiões do país que tiveram alta nas mortes intencionais:  Sul (3,4%), Norte (2,7%) e Centro-Oeste (0,8%). Em contrapartida, no Nordeste houve queda (-4,5%), e no Sudeste (-2%). 

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o governo federal tem uma lista de ações para lidar com o aumento de crimes violentos, como o estupro, e de casos de estelionato e racismo. Ele ainda menciona que, nesta sexta-feira (21), o presidente Lula deve anunciar novas medidas. Confira:

1. Plano específico para a #Amazônia, onde a violência cresce; 

2. Forte articulação com Estados e Municípios e mais operações integradas;

3. Controle do armamentismo irresponsável;

4. Medidas específicas em proteção às mulheres e contra o racismo;

5. Políticas focadas nos 163 municípios mais violentos;

6. Maior atuação da Polícia Federal e coordenação federativa no combate aos crimes cibernéticos (que abrangem estelionatos, abusos contra crianças e adolescentes etc). 

“Estamos elaborando com a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e operadoras medidas de desestímulo a roubos e furtos de celulares”, disse o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES