Qual é a proteção oferecida pela Qdenga? Saiba mais sobre esse imunizante

Na série de reportagens especiais sobre essa arbovirose, a TV Meio Norte aborda a eficácia e distribuição do imunizante

Vacina contra a dengue | Reprodução/Governo Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina contra a dengue Qdenga, do laboratório Takeda, foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde e está sendo distribuída gratuitamente para jovens de 10 a 14 anos. Com essa iniciativa, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.

Na série de reportagens especiais sobre essa arbovirose, a TV Meio Norte aborda a eficácia e distribuição do imunizante. A Qdenga contém vírus vivos atenuados da dengue, enfraquecidos de forma controlada para desencadear uma resposta imunológica eficaz sem causar a doença completa, permitindo uma reação mais rápida do corpo em casos de exposição real à doença.

José Noronha, diretor técnico do Hospital Nathan Portela, destacou que a vacina representa um grande avanço, com uma eficácia superior a 80%. "Anteriormente, eram necessárias 3 doses com intervalos de seis meses, agora são apenas duas doses, com intervalos de três meses, proporcionando maior comodidade posológica", enfatizou. 

A imunização teve início nas crianças de 10 a 11 anos, contemplando os municípios de Tocantins, Bahia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, e seguirá progressivamente conforme novos lotes forem entregues. A escolha dessa faixa etária baseou-se no maior índice de hospitalização por dengue.

José Noronha em entrevista para a TV Meio Norte (Foto: Reprodução)

Grupos vulneráveis

Embora os grupos mais vulneráveis sejam crianças pequenas e idosos, a vacina é indicada para pessoas com mais de quatro anos e adultos até 60 anos. Gestantes, lactantes, pessoas com alergias a componentes da vacina, com sistema imunológico comprometido ou condições imunossupressoras não podem recebê-la. 

O Brasil recebeu mais de 750 mil doses em janeiro, e a previsão para 2024 é de mais de 5,2 bilhões de doses. No primeiro semestre, estão previstas mais de 2,5 milhões de doses, distribuídas em fevereiro, março e maio, e no segundo semestre, mais doses serão entregues em agosto, setembro e novembro.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES