Qual o prazo ideal para troca de óleo do motor? Confira a resposta

Geralmente, a quilometragem recomendada para a troca varia de 3 mil a 10 mil km.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para a troca de óleo depende de diversos fatores, todos indicados no manual do proprietário de cada veículo, e não seguir as recomendações da montadora podem prejudicar o motor. ?As pessoas não lêem o manual?, diz Rubens Venosa, engenheiro mecânico proprietário da oficina Motor Max. ?Óleo velho diminui a durabilidade do motor e pode, no limite, fundir a peça?, afirma.

De acordo com Venosa, geralmente, a quilometragem recomendada para a troca varia de 3 mil a 10 mil km, ou entre seis meses e um ano, dependendo do uso do carro, do clima da região e do tipo do motor, tudo especificado no manual. ?As pessoas que fazem uso ?severo? devem trocar com mais freqüência?. Configura uso severo, por exemplo, andar pequenas distâncias e em baixas velocidades. ?Desta forma o motor do carro não atinge temperatura suficiente para esquentar o óleo?, explica o engenheiro.

É recomendável também que o óleo colocado no carro seja do tipo adequado para o veículo. O manual costuma indicar também a viscosidade e a aditivação ideal, sempre de acordo com o uso do veículo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES