Qualidade de água do rio Poti é a mesma dos esgotos

Pesquisadora afirmou que, se poluição continuar, o rio Poti logo será incapaz de abrigar vida

Vivane Lopes | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação do rio Poti é crítica, segundo a pesquisadora Vivane Lopes, mestre em química pela UFPI (Universidade Federal do Piauí). ?Acompanhamos o rio Poti desde 2007, e atualmente percebemos níveis elevados de substâncias que não deviam estar no rio, como nitrato e metais pesados, como cobre, níquel e chumbo?, afirmou Vivane Lopes ao meionorte.com.

Com base em tabelas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a pesquisadora afirma que o rio Poty apresenta nível de contaminação Classe 3, o que indica que já vem sofrendo com a poluição a um tempo, e deve passar por tratamento antes de ser usado por pessoas. ?Nas pesquisas que fizemos na época da, encontramos grau de contaminação que é o mesmo dos que encontramos nos esgotos?, afirmou Vivane Lopes.

Os principais contaminantes das águas, segundo Vivane Lopes, são as grotas, que despejam água das chuvas, para que a cidade não fique alagada. Estas grotas estariam despejando esgoto clandestinamente. ?Não está chovendo, e mesmo assim vemos água escorrendo dessas grotas. Quer dizer, se não tem chuva, o que está sendo despejado é esgoto?, disse a pesquisadora.

?O nível de oxigênio dissolvido na água está em 3 ml/l, quando deveria estar acima de 6 ml/l?, disse Vivane Lopes. Essa condição impede que a vida se prolifere pelas águas e, se continuar assim, o rio Poti logo poderá ser considerado um rio morto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES