Quantidade de mamografias feitas em Teresina supera meta pactuada

Secretaria Municipal de saúde diz que meta já é superada há 2 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira(15), Teresina superou por dois anos consecutivos a meta para realização de mamografia em mulheres teresinenses de 50 a 69 anos de idade. Isso porque nos anos 2013 e 2014, as metas para esse exame, pactuadas com o Ministério da Saúde por meio Pacto da Saúde, corresponderam à razão de 0,15 e 0,20 e os resultados alcançados foram 0,31 e 0,33, respectivamente.

Para obtenção dos resultados descritos, foi realizado cálculo conforme o caderno de pactuação do Ministério da Saúde. No cálculo, considerou-se como numerador a quantidade de mamografias feitas apenas em mulheres residentes em Teresina e na faixa etária de 50 a 69 anos e como denominador o total da população feminina da capital, com a mesma faixa etária, dividido por dois. As fontes dos dados são do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde e do censo do IBGE, de 2010.

De acordo com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde, no ano de 2013 foram realizadas 9 mil e 982 mamografias bilaterais para rastreamento em mulheres teresinenses de 50 a 69 anos nos hospitais públicos e privados conveniados ao SUS. Em 2014, o número passou para 10 mil e 615. Essas quantidades foram as utilizadas para realização do cálculo e não englobam mulheres não residentes em Teresina e de outras faixas etárias.

Segundo Sheylla Maranhão, gerente de monitoramento e avaliação da SMS, os dados coletados pela Secretaria Municipal referentes ao ano de 2015 são ainda passíveis de alteração. Isso porque o banco de dados deste ano é concluído em março de 2016, sendo oficialmente informado ao Ministério no mês de abril. Somente em maio do corrente ano é que os dados serão disponibilizados na Internet para consulta pública.

Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, cita a importância da realização do exame: “A mamografia de rastreamento permite que a mulher descubra mais precocemente o câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental e reflete na redução de cirurgias mutiladoras e na melhoria da qualidade de vida da paciente. Se for constatado o câncer, o SUS fornece todos os tratamentos necessários.”, declara.

 O secretário municipal de saúde avalia o resultado: “Teresina está empenhada em aperfeiçoar o rastreamento para diagnóstico precoce do câncer de mama, prova disso é a superação da meta pactuada com o Ministério da Saúde. Isso ocorreu porque ampliamos a oferta dos serviços de saúde, por meio de ações como a implantação desse exame no Hospital Universitário, naquela época.”, afirma.

 Ele informa ainda que após feito diagnóstico do câncer de mama, a marcação de consulta deve ser feita para o hospital São Marcos, que é referência em oncologia: ”A Secretaria Municipal de Saúde de Teresina oferta, por meio do SUS, grande quantidade de consultas de primeira vez para o hospital São Marcos, de forma que essa primeira consulta é marcada rapidamente. Nesse hospital, são feitos os exames complementares e realizado, conforme o caso, o tratamento adequado ao paciente, que pode ser cirurgia, radioterapia ou quimioterapia”, conclui.

 Como funciona a pactuação?

 Cláudia Glauciene, diretora de planejamento da SMS, explica sobre a pactuação para realização de mamografia,  que é feita a nível tripartite: “O processo de pactuação é um acordo no qual os gestores dos três entes federativos assumem publicamente compromissos para prover as necessidades de saúde da população. Eles realizam atividades de modo a atingir o que foi pactuado, o que envolve planejamento, monitoramento e avaliação final dos dados”, afirma.

 Saiba mais sobre mamografia

O Centro de Saúde Lineu Araújo, da Prefeitura, é um dos estabelecimentos em Teresina que dispõe de mamógrafo, equipamento utilizado no exame. A mamografia do tipo rastreamento objetiva diagnosticar o câncer de mama em mulheres e é realizada através de compressão da mama sobre uma plataforma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a recomendação brasileira é que mulheres com idade entre 50 e 69 anos faça a mamografia a cada dois anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES