Quarta etapa da operação “Faxina nos Bairros”, acontece sábado, 09

Bairros de Teresina serão limpos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo sábado, 09 de janeiro, acontece a quarta etapa da operação “Faxina nos Bairros. Nesta etapa, as atividades terão início pela zona Norte, no bairro Parque Alvorada. As equipes de limpeza e técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se concentram, a partir das 7h30, na Praça da Igreja do bairro.

Os bairros Parque Alvorada (Norte), Noivos (Leste), São Pedro (Sul) e Extrema (Sudeste) receberão as equipes de limpeza. Os locais escolhidos para a faxina são os que apresentaram os números mais altos de infestação de mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa).

A população está recebendo orientações de agentes de saúde, durante toda a semana, para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito. 

“Na faxina nos bairros reforçamos junto às comunidades a necessidade de mantermos nossas casas limpas para evitarmos a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito causador de várias doenças. Esse é o momento das pessoas colocarem no lixo aquele móvel velho, vasilhas, pneus, enfim, tudo aquilo que possa estar nos arredores da residência acumulando água. Precisamos ficar vigilantes para mantermos nossas casas limpas e nossa cidade saudável”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A rota da limpeza no Parque Alvorada será pelas ruas Rui Barbosa, Campo Maior e João Henrique Rebelo. Já na zona Sul as equipes estarão no Bairro São Pedro pelas Avenidas Barão de Gurguéia, Gil Martins, Valter Alencar e Maranhão. Seguirá pelas ruas Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral, Oeiras, Gilbués, São João do Piauí, Paulistana, Pio IX, Avenida Pedro Freitas, Rua Pio X, Pio XI, Wilson Carvalho, com sequência  pela Avenida Valter Alencar, e ruas Buriti dos Lopes,Porto, Pedro II, Beneditinos, Piripiri e Avenida Gil Martins.

Na zona Sudeste a limpeza acontecerá no bairro Extrema e seguirá da Rua 01 até o quadrante da Avenida São Francisco com a Avenida Zaú Pedreira. Na zona Leste, o bairro dos Noivos será contemplado com a ação. Recebem a limpeza a Avenida João XXIII, Rua Nogueira Tapety, Rua João de Deus Fonseca e Rua Mundinho Almeida.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti, além de silencioso, costuma picar nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde. Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça. Ele tem voo rasteiro, com no máximo meio metro de distância do solo.

Os ovos do mosquito Aedes aegypti são muito resistentes, sobrevivendo por cerca de um ano em local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora ele pode se desenvolver. O mosquito leva 10 dias para se desenvolver e ele vive em média 30 dias. “É necessário que as pessoas dediquem pelo menos um dia na semana para se mobilizarem contra o mosquito. A tecnologia mais avançada para evitar a reprodução do Aedes aegypti somos nós mesmos. Não tem vacina, não tem remédio. Depende da nossa ação”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES