Quarta onda de calor se estende e deve durar até 10 de maio

O fenômeno é resultado da atuação de uma área de alta pressão, que está impedindo que frentes frias avancem para o Sudeste e para o Centro-Oeste

Avalie a matéria:
Prepare-se para o calorão | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quarta onda de calor do ano, inicialmente prevista para acabar nesta semana, deve durar até a próxima semana, segundo a Climatempo. As condições de temperaturas acima da média devem se estender pelo menos até 10 de maio, afetando especialmente o Centro-Sul do Brasil.

TEMPERATURA ACIMA DA MÉDIA: Os estados de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso estão sendo mais atingidos pelas altas temperaturas. A previsão é de que essas regiões registrem temperaturas superiores a 5°C acima da média nos próximos dias.

CAUSA DO FENÔMENO: O fenômeno é resultado da atuação de uma área de alta pressão, que está impedindo que frentes frias avancem para o Sudeste e para o Centro-Oeste. Desde 22 de abril, a onda de calor tem mantido o ar seco e quente, elevando as temperaturas nessas regiões. Segundo a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki, o calor deve continuar porque as frentes frias são desviadas para o oceano.

DOIS PICOS DE CALOR: Com a ampliação do número de dias da onda de calor, o país pode ter dois picos de calor neste período. Nos dias de ápice, as temperaturas podem ficar até 7°C acima da média em algumas regiões, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e outras capitais do Centro-Sul do país.

Pico de calor nas capitais do Centro-Sul

Previsão dos dias e temperaturas do ápice de calor até dia 10 de maio

Capital

Dias do pico

Temperatura prevista

Belo Horizonte

03/05

32°C

Brasília

30/04

30°C

Campo Grande

06/05

34°C

Cuiabá

07/05

36°C

Curitiba

02/05 e 08/05

32°C

Florianópolis

07/05

32°C

Goiânia

07/05

36°C

Porto Alegre

07/05

33°C

Rio de Janeiro

03/05

35°C

São Paulo

02/05 e 08/05

32°C

Vitória

03/05

33°C

O bloqueio atmosférico impede que as frentes frias avancem, contribuindo para a manutenção das altas temperaturas. — Foto: Reprodução/g1

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES