Quase 3 mil pessoas farão 2° aplicação do Enem nesta terça e quarta

Prova é para quem teve problemas na aplicação de novembro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase três mil candidatos de 15 estados e do DF deverão refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 nesta terça (11) e quarta (12) após enfrentarem problemas na primeira aplicação, que ocorreu nos dias 4 e 11 de novembro.

Segundo o Inep, os estudantes que farão a segunda aplicação enfrentaram problemas logísticos como: erro na identificação do participante por documento apresentado; não cumprimento do tempo de prova previsto; eliminação indevida; erro na localização do participante no local provas; não atendimento aos recursos ou auxílios de acessibilidade solicitados; falta de energia elétrica; ocupação do local de provas; suspensão da aplicação por fenômenos naturais.

Os locais com maior concentração de estudantes são:

Franca (SP), com 996 inscritos

- Porto Nacional (TO), com 755 inscritos

- Araruama (RJ), com 461 inscritos

- Acopiara (CE), com 425 inscritos

As regras da primeira aplicação continuam valendo para a segunda aplicação: o estudante deve comparecer ao local de prova antes do fechamento dos portões (veja gráfico abaixo), não poderá fazer uso de eletrônicos, deverá portar caneta da cor preta e de tubo transparente.

A prova da segunda aplicação contém questões e respostas diferentes da prova anterior, mas seguem o padrão da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite nivelar a dificuldade e avaliar o conteúdo com o mesmo critério de dificuldade.

Local de prova

Para saber o local de prova, o candidato inscrito no Enem deverá acessar a página do participante. Quem não se lembrar da senha poderá redefiní-la. O Inep lembra que o passo a passo para este processo está no sistema de inscrição, na opção “Orientações para Recuperação de Senha”.

Enem PPL

Nesta terça (11) e quarta (12), o Inep também aplicará a prova para detentos e adolescentes apreendidos. É o Exame Nacional do Ensino Médio a Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

De acordo com o Inep, o Enem PPL de 2018 tem 41.044 inscrições e será aplicado em 1.436 unidades em todos os estados brasileiros.

- Confira o local da prova e calcule o tempo do trajeto: pode ser que neste domingo esteja ocorrendo alguim evento perto do seu local de prova, que não tinha no primeiro dia.

- Saiba o horário em que fecham os portões: não se confunda com os horários oficiais de Brasília. No Brasil há fusos diferentes e cada região tem um horário local a cumprir (confira no infográfico abaixo)

- Separe os itens necessários para levar para a prova: caneta preta de tubo transparente, documento oficial com foto (não vale identidade digital), lanches para comer durante a prova (eles deverão estar em embalagens fechadas ou, se forem preparados em casa, devem estar em embalagens transparentes).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES