Quatro crianças morrem em incêndio causado por curto-circuito

No momento do incêndio as quatro crianças estavam trancadas no quarto.

O incêndio começou no ventilador | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um incêndio causado por curto-circuito em um ventilador, culminou na morte de quatro crianças.fatalidade foi registrada na madrugada deste domingo (14), no Centro da cidade de Canapi, no Sertão de Alagoas. De acordo com as informaçõe, as vítimas eram filhas do dono do imóvel e de um pastor, ele teria viajado e deixado as crianças sob os cuidados dos donos da casa, que também são da mesma igreja.

No momento do incêndio as quatro crianças estavam trancadas no quarto. As chamas que foram causadas pelo ventilador, logo atingiram o colchão e se espalhou por todo o quarto. Na tentaiva de socorrer as crianças, o proprietário da casa, pai de duas delas, ainda conseguiu arrombar a porta do quarto, para realizar o socorro das vítimas, que não resistiram e foram a óbito no local abraçadas. 

O Corpo de Bombeiros não foi acionado, pois as chamas se espalharam muito rapidamente no local. A casa foi isolada para que  Perícia Oficial e do Instituto Médico Legal (IML) , realizassem os devidos procedimentos. A prefeitura de Canapi, através de  suas redes sociais, publicou uma nota de luto após a tragédia.

"Nós Canapienses estamos de luto pelo falecimento de quatro crianças ocorrido nessa madrugada. Que Deus em sua infinita misericórdia console todos os familiares nesse momento de dor."

Causas de incêndio por eletrodomésticos 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 80% dos incêndios em residencias no Brasil são provocados por problemas na rede elétrica, o curto-circuito é o principal responsável, com isso é preciso ter atenção quanto ao uso de aparelhos elétricos. Guilherme Veras, Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), esclarece que um dos principais problemas é ligar vários aparelhos na mesma extensão. “O curto pode acontecer por diversos motivos. Geralmente, as pessoas colocam muitos cabeamentos ligados na mesma tomada. Isso gera uma sobrecarga de tensão naquele ponto”, detalhou.

80% dos casos de incêndio nas residências são provocados pela rede elétrica  (Foto:Reprodução)

Orientações do Corpo de Bombeiros para identificar um curto-circuito:

-Cheiro de queimado em aparelhos;

- Lâmpadas que queimam muito rápido;

- Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente;

- Tomadas queimadas (com manchas pretas);

- Disjuntores que desarmam constantemente e fusíveis queimados.

Outros fatores de periogo são aparelhos velhos ou em mau estado de conservação. O tenente destaca ainda um ponto pouco comentado: o acúmulo de poeira e a falta de limpeza pode gerar uma sobrecarga no aparelho. Ainda de acordo com o Tenente, ventiladores, ar condicionado e geladeiras, são exemplos de eletrodomésticos em que isso é um fator ainda mais importante, devido ao uso constante. A explicação é que eles aquecem demais durante a utilização dessa forma até causarem um incêndio.

“Tanto a poeira quanto a questão da manutenção adequada dos equipamentos. Quando eles estão muito velhos, não estão funcionando adequadamente. Então, a manutenção é tanto consertar quanto fazer a limpeza”, concluiu o tenente Guilherme.

Contudo, quando as chamas se espalham, a indicação é: abandone o ambiente. O que não aconteceu no caso das quatro crianças pois a porta do quarto estava trancada.

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES