Quatro frases para usar em uma discussão com o seu parceiro amoroso

Método simples ajuda casais a compartilharem queixas de modo a acelerar o processo de reconciliação

Quatro frases para usar em uma discussão com o seu parceiro amoroso | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas pessoas têm o hábito antigo de tentar imaginar o que seu parceiro está pensando ou sentindo durante uma discussão. No entanto, Terrence Real, um terapeuta de família, adverte que fazer essas suposições pode agravar o conflito e distorcer o cerne do problema. Ele nomeia essa dinâmica prejudicial nos relacionamentos como "narrativa inconsciente".

Real sugere que, para romper esse ciclo de narrativas, as pessoas devem recorrer a uma ferramenta terapêutica conhecida como "a roda do feedback". Esse método simples, composto por quatro frases, auxilia os parceiros a expressarem suas queixas de maneira que acelera o processo de reconciliação. Aqui estão as quatro declarações a serem utilizadas.

"ISSO É O QUE EU VI OU OUVI"

Descreva o que aconteceu em uma frase. "Compartilhe apenas os fatos – aqueles que uma câmera poderia registrar", recomenda Real. A chave desta declaração, e da roda de feedback em geral, é sua brevidade, segundo ele.

"FOI O QUE EU IMAGINEI SOBRE O ASSUNTO"

Explicar seu ponto de vista pessoal "age como um disjuntor", diz Alexandra Solomon, professora de psicologia na Universidade Northwestern. Isso não apenas tira o peso da outra pessoa, mas também a obriga a examinar suas próprias emoções, afirma ela. "As histórias que contamos a nós mesmos são informadas por nossa paisagem interna de feridas, pontos sensíveis, traumas e padrões."

Usar essa frase ajuda a reconhecer que sua percepção pode estar incorreta. "É assumir a responsabilidade de que esta é a sua construção", indica Real.

"É COMO EU ME SENTI"

Reserve um momento para focar em suas emoções. Em seguida, descreva-as de forma concisa ao seu parceiro, recomenda Real. Você pode dizer que está com medo, magoado ou com raiva, por exemplo. Compartilhar seus sentimentos ajuda você a sair das "partes reativas do seu cérebro", pontua ele, e entrar no que ele chama de modo "adulto sábio".

"ISSO É O QUE ME AJUDARIA A ME SENTIR MELHOR"

Essa declaração final, diz Real, é uma que a maioria das pessoas deixa de fora. Mas deixar claro suas necessidades é um passo necessário porque "você não pode reclamar de não receber o que nunca pediu".

Ao compartilhar a história que você inventou, seus sentimentos e suas necessidades, você está mudando da raiva para a vulnerabilidade, afirma. Você "diz o que precisa ser dito", mas com respeito.

Idealmente, a Solomon acrescenta, "a outra pessoa responde se sentindo grata pela vulnerabilidade de seu parceiro em vez de se sentir culpada ou na defensiva".

(Com informações da Folha - Jancee Dunn)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES