Quatro pessoas morrem durante erupção de vulcão

Quatro pessoas morrem durante erupção de vulcão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos quatro soldados iemenitas morreram durante a erup??o de um vulc?o na ilha de Jabal al-Tair, no Mar Vermelho, no I?men.

O vulc?o entrou em erup??o no fim da tarde deste domingo, arremessando uma grande quantidade de lava para o alto e provocando inc?ndios que tomaram conta da pequena ilha.

Equipes de resgate retiraram cerca de 50 soldados do local. A parte ocidental de Al-Tair desabou e caiu no mar ap?s a erup??o, segundo o Minist?rio da Defesa do I?men.

A guarda costeira e uma fragata canadense participam das buscas por soldados iemenitas desaparecidos.

A fragata canadense HMCS Toronto estava navegando em dire??o ao canal de Suez quando ercebeu um pedido de ajuda na opera??o de resgate.

O presidente do I?men, Ali Abdullah Saleh, viajou ao porto de Al-Hudayda no domingo para acompanhar os trabalhos.

Na noite do domingo, o porta-voz da Marinha canadense Ken Allen disse a rep?rteres em um e-mail que a ilha inteira estava "brilhando com lava e magma que caem no mar".

"A lava est? sendo jogada a centenas de p?s de altura no ar, com as cinzas vulc?nicas a mil p?s de altura (cerca de 300 m)", disse ele.

Jabal al-Tair, que tem cerca de 3 km de largura, fica a cerca de 140 km do I?men, e o pa?s usa o local como base militar desde o conflito com a Eritr?ia, em 1996, sobre as ilhas pr?ximas de Hanish e Jabal Zuqar.

A ilha, que fica sobre uma grande falha geol?gica, teve sua ?ltima erup??o vulc?nica no fim do s?culo XIX.

Funcion?rios do governo iemenita est?o relacionando a erup??o a v?rios pequenos terremotos que teriam atingido a ilha no domingo pela manh?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES