Queda de árvores na rede provoca prejuízos ao fornecimento de energia

A situação pode ocasionar uma série de transtornos, como interrupções no fornecimento de energia e até mesmo colocar em risco a integridade física da população.

Árvore toca em fiação da rede elétrica e pode provocar transtornos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O crescimento dos galhos de árvores que podem tocar a rede elétrica pode ocasionar uma série de transtornos, como interrupções no fornecimento de energia ou mesmo colocar em risco a integridade física da população. É o que alerta a Equatorial Piauí.   

Segundo a empresa, no primeiro trimestre de 2022, foram realizadas, aproximadamente, 11 mil podas, sendo 6 mil somente na região metropolitana.  “A poda de árvores é uma ação preventiva, porém a sua execução deve ser feita pela prefeitura de cada cidade quando em locais públicos ou pelo proprietário do imóvel quando o terreno for particular”, afirma Eduardo Abreu, Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí.

O aposentado Francisco Borges Leal, morador da zona Norte de Teresina, fala dos cuidados que possui com a vegetação na sua residência. “Sempre tenho a cautela de realizar a poda para manter as árvores longe da fiação elétrica, assim evitando possíveis transtornos e riscos de acidentes”, relatou.

Caso a vegetação esteja tocando a rede elétrica, é importante que o cliente entre em contato com a Equatorial Piauí por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 086 0800 e solicite a poda da árvore, informando o código único da residência mais próxima da árvore a ser podada. Assim, o serviço será realizado por profissionais capacitados com o objetivo de evitar transtornos ou riscos aos consumidores do local. 

“Vale destacar que a distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventiva para evitar acidentes com a população e danos elétricos, mas que a partir dessa intervenção, a manutenção da vegetação longe da rede elétrica deve ser feita por um dos entes”, disse Eduardo Abreu.    

“Em 2022 já foram investidos aproximadamente R$ 3,5 milhões no serviço de poda. Com a participação de todos no cuidado das árvores, esses recursos que hoje são alocados para a execução da poda poderiam ser investidos em ações de melhorias no sistema elétrico, disponibilizando um fornecimento de energia de mais qualidade, contínuo e seguro para cerca de 1,4 milhão de consumidores piauienses”, concluiu o Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí da regional Piauí, Eduardo Abreu.     



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES