Queda do sistema do Detran prejudica vida de usuários

Quando o sistema volta, é inevitável que por todo o Detran existam longas filas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As falhas no sistema do Detran inviabilizam a emissão de taxas, a retirada de carteira de habilitação, a liberação de exames clínicos e o recebimento de dados de autoescolas. Tem sido assim nos últimos 15 dias e a maioria dos problemas é oriunda da queda do sistema.

?No meu caso foi a queda do sistema que fez a emissão da taxa não dar certo. Até agora eu não consegui porque eu sei que estava fora do ar, vou voltar de novo pra ver se dar certo. Estou faltando o trabalho para vir resolver esse problema e há 15 dias minha moto está apreendida e não consigo emitir os boletos para pagar e liberar?, declara Antônio Kelson Oliveira, uma das muitas pessoas que aguardavam na fila do Detran para resolver algum tipo de questão.

Quando o sistema volta, é inevitável que por todo o Detran existam longas filas. ?Muitas pessoas já estão indo embora porque com o sistema fora do ar os funcionários do Detran já estão despachando, mas quando o sistema está no ar é uma loucura e acumula-se muitas pessoas?, revela.

Conseguir exames clínicos também é complicado no Detran-PI, seja para a renovação da carteira de habilitação ou para dar início no processo. Os portadores de deficiência tem dificuldade para a realização desses exames com médicos. ?A gente faz dias que procura vir aqui para fazer esses exames e nunca dá certo. Primeiramente disseram que o médico estava de licença, só tem um médico por dia e cada dia o processo vai demorando mais sem que a gente tire a carteira de habilitação?, explica o motorista Antônio Lages.

A troca de equipamentos estaria causando essas complicações, mas essa não é o único problema já que a figura do despachante legal. Há também denúcias de que ocorra a venda de senhas e de pessoas que esperam alguns desavisados para ganhar dinheiro extra.

O fato é que, durante toda a segunda-feira, dia 22 de julho, os usuários do sistema do Detran ficaram na fila e o Sistema não entrou no ar em momento algum. A cena vem se repetindo há dias sem que ache uma solução.

?Eu não posso ficar aqui o dia inteiro esperando que o sistema volte ao ar. Eu tenho que trabalhar, tenho o que fazer e já estou há mais de mês caminhando para cá sem resolver essa situação. Já vim aqui 10 vezes e nada. Minha carteira está vencida e se eu cair em uma blitz o guarda não vai querer saber e eu é que serei penalizado por conta de um descaso, porque isso aqui é uma vergonha. A gente paga e paga caro e o mínimo que devia acontecer era o serviço funcionar?, conta indignado o motorista Francisco Alves Marques que tenta desde o dia 28 de maio renovar sua carteira de motorista.

A direção do Detran na figura do coordenador e responsável pelo funcionamento do sistema foi procurada para falar sobre o caso, mas não foi encontrada pela nossa reportagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES