Queda é o primeiro motivo de entrada no HUT entre as crianças

26,7% dos atendimentos de crianças no HUT são devido a quedas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se é criança brincar está sempre em primeiro plano. Algumas vezes a brincadeira não sai como planejado e a consequência quase sempre é uma queda, que dependendo da gravidade necessita de uma avaliação médica. Somente este ano, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já atendeu 5.833 crianças, de 0 a 14 anos. Dentre estas, o motivo queda se destaca em primeiro lugar com 1.558 registros, correspondendo a 26,7% do total de atendimentos de crianças. Em seguida vem o mal súbito com 680 atendimentos e em terceiro lugar dor abdominal com 510 registros de entrada.

Entre os tipos de quedas, segundo o pediatra do HUT, Dr. Antonio Lopes Filho, as quedas do mesmo nível e de outras alturas são sempre as mais comuns.

“As quedas variam de acordo com o local que a criança mora. Recebemos muitos casos de cidades do interior do Piauí onde as crianças caem da rede, de cima de muros e árvores. Em Teresina é mais comum atendermos crianças que caem do brinquedo da escola, janelas, redes e camas. Para se ter uma ideia este ano já atendemos 861 casos de crianças vítimas de quedas do mesmo nível, 447 de outras alturas e 125 de quedas de leito ou rede, entre outros casos. Esses são apenas nossos principais motivos de entrada no HUT por queda de crianças de 0 a 14 anos”, explicou o pediatra.

Dr. Lopes disse ainda que, no dia a dia de uma emergência pediátrica, as fraturas de membros e clavículas são as demandas mais comuns, principalmente entre os meninos.

“Temos casos mais graves como os traumatismos cranianos e os traumas fechados que necessitam de mais tempo de recuperação. Os meninos costumam se acidentar mais que as meninas. Aqui no HUT mais 60% das crianças atendidas são do sexo masculino. Os adultos precisam ficar atentos para que as crianças possam brincar com segurança”, ressaltou o médico. 

Icaro Henrique e Maycon Deyve, ambos com 11 anos de idade, deram entrada no HUT quase no mesmo dia. O motivo foi o gosto parecido de brincar subindo em árvores e muros. Maycon, que é da cidade de Regeneração, gosta muito de subir em árvores e no último sábado não conseguiu se equilibrar ao tentar tirar uma manga do pé.

“Subi no pé de manga e tentei pegar a fruta apenas com uma mão. Me desequilibrei e cai. Quebrei o braço esquerdo. Não quero mais subir em árvores”, disse.

Já o Ícaro subiu em um muro para brincar com os amigos. O muro acabou desabando e ele fraturou o pé.

“Eu sou o mais velho da minha turma. Todos saíram bem. Só eu que fiquei machucado. Agora não vou mais subir em muros. Vou brincar de jogar bola e videogame”, comentou. 

O enfermeiro Rui Cipriano, gerente do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), é responsável por investigar casos em que haja suspeita de negligência dos pais ou responsáveis no cuidado com suas crianças. De acordo com Rui quando a equipe suspeita de maus tratos o setor é notificado para que o caso seja avaliado.

“Analisamos o caso e dependendo da circunstancia nós notificamos e encaminhamos para Conselho Tutelar da região da família. Lá eles iniciam uma investigação mais complexa para saber se houve violência doméstica, abandono ou negligência”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES