Quedas e envenenamentos: já são 11 magnatas russos mortos de forma suspeita

Desde o início da guerra na Ucrânia, pelo menos mais nove oligarcas russos faleceram em circunstâncias suspeitas ou misteriosas

Quedas e envenenamentos: já são 11 magnatas russos mortos de forma suspeita | Reprodução/Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma morte misteriosa ocorreu recentemente na Rússia. Kristina Baikova, vice-presidente do banco russo Loko-Bank, foi encontrada sem vida após cair da janela de seu apartamento, localizado no 11º andar de um prédio em Moscou. As autoridades policiais estão investigando as circunstâncias do ocorrido.

No mês de dezembro do ano passado, ocorreu o falecimento de Pavel Antov, um dos deputados mais abastados do país, enquanto estava na Índia. Ele teria caído da sacada de um hotel de luxo. Antov possuía uma fortuna estimada em US$ 150 milhões (R$ 727 milhões) e era conhecido por suas críticas ao presidente russo, Vladimir Putin. 

Desde o início da guerra na Ucrânia, pelo menos mais nove oligarcas russos faleceram em circunstâncias suspeitas ou misteriosas. Embora algumas das mortes tenham sido atribuídas a suicídios ou acidentes, observadores familiarizados com os métodos de vingança associados ao líder russo sugerem que também possam ter sido assassinatos disfarçados. 

Yuri Voronov - Chefe de uma empresa ligada à Gazprom, o multimilionário morreu em junho do ano passado, aos 61 anos. Voronov foi encontrado com um tiro na cabeça na piscina de sua mansão, que fica na região de São Petesburgo. Ravil Maganov - Tinha 67 anos e morreu em setembro de 2022 na Clínica Central Hospitalar de Moscou. Em nota oficial, a LukOil, em que Maganov era presidente do Conselho de Administração, informou que o executivo morreu "após lutar contra uma grave doença", sem dar detalhes.

Alexander Subbotin - Tinha 43 anos e foi diretor da LukOil, companhia petrolífera russa, e membro do conselho de administração da Lukoil Trading House LLC. Também se tornou proprietário de uma companhia de transporte marítimo nas margens do golfo da Finlândia. Sergey Protosenya - Ex-diretor executivo da Novatek, a segunda maior empresa de gás da Rússia, foi encontrado morto em abril do ano passado, aos 55 anos, enforcado no jardim de uma mansão em Lloret del Mar, na Espanha, ao lado dos cadáveres esfaqueados de sua esposa Natalya, 53, e da filha Maria, de 16 anos.

Vladislav Avaev - Também em abril de 2022, o corpo de Avaev, ex-vice-presidente do banco russo Gazprom e ex-oficial do Kremlin, e os de sua esposa grávida e de sua filha de 13 anos foram descobertos em um apartamento em Moscou com marcas de balas. Leonid Schulman - Diretor da Gazprom, Schulman foi encontrado morto no banheiro de sua residência, em São Petersburgo, em janeiro do ano passado. No local, foi encontrada uma carta falando sobre suicídio.

Alexander Tyulyakov - Vice-diretor da Gazprom, de 61 anos, foi encontrado enforcado em um chalé, na região de São Petersburgo. Uma carta de despedida foi encontrada. Mikhail Watford - O magnata do petróleo, de 66 anos, foi encontrado enforcado na garagem de sua mansão, no subúrbio de Londres. Vasily Melnikov - Ex-funcionário da empresa de equipamentos médicos MedStom, ele foi encontrado morto em seu apartamento na cidade de Nizhny Novgorod, ao lado da esposa e dos filhos de 4 e 10 anos. Nenhum vestígio de luta ou de invasão de domicílio foi registrado.

(Com informações do UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES