Queijos do Brasil conquistam ouro, prata e bronze em concurso mundial

Desde 2018, 240 tipos de queijos receberam o Selo Arte, enquanto 235 estabelecimentos possuem o Selo Queijo Artesanal.

Queijos artesanais do Brasil conquistam visibilidade | Divulgação MAPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Versátil e saboroso, o queijo tem um dia especial comemorado no dia 20 de janeiro, considerado como  Dia Mundial do Queijo. A iguaria caiu no gosto popular é apreciado por todos os povos. Desde o café da manhã até a lasanha, passando pelo lanche da tarde e a queijadinha, o queijo é uma iguaria amplamente apreciada pela população mundial.

A diversidade de queijos é tão vasta que há competições internacionais para eleger os melhores. O World Cheese Awards, conhecido como o Oscar do Queijo, realizou sua 35ª edição em outubro de 2023, em Trondheim, Noruega, com a participação de mais de 4.502 queijos de 43 países. O Brasil se destacou, conquistando 23 medalhas, incluindo uma Super Ouro, três de Ouro, oito de Prata e 11 de Bronze.

Outro evento de renome é o Mundial do Queijo do Brasil, cuja 3ª edição ocorrerá em São Paulo, de 11 a 14 de abril deste ano. Mais de 100 produtores de vários países apresentarão seus produtos artesanais, competindo no 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que espera receber mais de dois mil queijos e derivados do leite.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenha um papel crucial na garantia da segurança alimentar, tanto para o mercado interno quanto externo. Em concursos como esses, o Mapa supervisiona a participação dos alimentos, enquanto a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) atua nas fiscalizações nos aeroportos e fronteiras para produtos importados.

Caio Augusto, chefe substituto de Produtos Importados do Dipoa, destaca a simplificação do procedimento para participação de queijos estrangeiros nos eventos. Ele explica que foi elaborado um procedimento simplificado, dispensando a necessidade de autorização prévia de importação, cabendo apenas a fiscalização dos produtos pelo Vigiagro para verificar o cumprimento dos requisitos de saúde pública.

Além disso, o Mapa incentiva e reconhece a produção artesanal de queijos por meio dos Selos Arte e Queijo Artesanal, regulamentados pela legislação correspondente. Essas certificações garantem que os produtos foram produzidos de forma artesanal, com características únicas, adotando Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação.

Desde 2018, 240 tipos de queijos receberam o Selo Arte, enquanto 235 estabelecimentos possuem o Selo Queijo Artesanal. Em 2023, foram concedidos 45 Selos Arte e 23 Selos Queijo Artesanal, facilitando a comercialização em todo o território brasileiro e valorizando a produção artesanal diferenciada. O coordenador destaca que esses selos proporcionam uma caracterização singular e de fácil identificação, contribuindo para a promoção e reconhecimento desses produtos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES