Queijos do Brasil se destacam entre os melhores do mundo

A iguaria alcançou novamente reconhecimento internacional, dessa vez pelo ranking melhores queijos do mundo desenvolvido pela Teste Atlas.

Queijos do Brasil | Bruno Lima/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gastronomia brasileira possui sabores incomparáveis que percorrem a cultura e história do país. Os queijos são iguarias conhecidas pelo mundo inteiro entre os melhores e, além do sabor, fornecem uma lista de vitaminas como: A, B2, B9, B12, D. Há milhares de sabores, como mussarela de búfala, brie, camembert, provolone, gorgonzola, cottage, ricota, prato, parmesão, edam, estepe, meia cura, coalho, entre outros.

Essa iguaria típica alcança prêmios internacionais que atestam o reconhecimento e a produção no país. E mais uma vez três queijos brasileiros foram destaque no ranking da Teste Atlas de “Best Rated CHEESES in the World” (Melhores Classificados QUEIJOS no mundo).

É claro que o queijo Canastra estaria nesse ranking. Em 11ª posição, essa iguaria é reconhecida pela sua maciez com um sabor levemente ácido e ligeiramente picante. Originário da região da Serra da Canastra no estado de Minas gerais, o queijo é feito de leite de vaca cru e passa por um período de maturação de 21 dias, alguns chegando a até por 40 dias. O queijo sempre esteve presente na história do país, sendo, antigamente, utilizado como presente para os “nobres” que visitavam o Brasil.

Em 39ª posição está o Queijo Coalho, desenvolvido por meio da maturação do leite de vaca tradicional do Nordeste brasileiro. Esse quitute possui uma forte característica, sua textura é firme e ao mesmo tempo elástica e possui uma cor ligeiramente amarelada. Os brasileiros costumam degustar o Coalho em palitinhos, inclusive, na praia, pela capacidade de resistir a altas temperaturas e derreter de maneira única. Um sabor sem igual que une o salgado ao ácido, podendo ser grelhado e polvilhado com orégano.

Queijos brasileiros (Bruno Lima/MTur)Também macio, mas esponjoso, o Queijo Minas está presente no Brasil inteiro. Essa deliciosa construção do leite cru de vaca, levemente salgado com maturação e utilizado em todos os tipos de receitas brasileiras, conquistou o 94º lugar no ranking da Teste Atlas. Geralmente degustado pelos brasileiros em lanches, o queijo combina com tudo, entre filés, aperitivos, frutas, saladas e sobremesas, casando perfeitamente com goiabada no clássico Romeu e Julieta. Além de harmonizar perfeitamente com cervejas de trigo leves.

PARA RELEMBRAR - Pensou que acabou? O queijo brasileiro Dolce Bosco, fabricado em Joanópolis (SP), trouxe para o Brasil, recentemente, outro prêmio internacional e a medalha de prata pelo 2º lugar no Mundial do Queijo. O festival que aconteceu em São Paulo avaliou mais de 1,1 mil itens do Brasil, Bélgica, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.

EXPERIÊNCIAS DO BRASIL RURAL – Projeto do Ministério do Turismo (MTur), o Experiências do Brasil Rural já passou por várias partes do interior de todo o país fortalecendo o turismo rural de base comunitária. Em várias rotas do projeto foi ressaltado a importância da produção do queijo, alimento importante para o desenvolvimento da economia regional e para fortalecimento do turismo gastronômico, entre eles a Rota do Queijo Terroir Vertentes (MG); Rota Gourmet da Serra da Mantiqueira (MG); Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA); Caminhos do Campo (SC); Ferradura dos Vinhedos (RS) e outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES