Queima de fogos: MPPI quer coibir poluição sonora durante a Copa

Recomendação vale também para as festividades de fim de ano; Procon atuará na fiscalização da venda e armazenamento

Queima de fogos: MPPI quer coibir poluição sonora durante a Copa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, por intermédio da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular a Promotora de Justiça Carmelina Moura, em atuação conjunta com o Programa de Defesa do Consumidor – PROCON, que tem como o Coordenador o Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, instaurou a  Notícia de Fato nº.  000164-172/2022,  a partir da representação da Associação Prismas – Associação de Amigos e Familiares de Autistas, visando prevenir a poluição sonora decorrente da queima de fogos de artifício barulhentos na cidade de Teresina, inclusive durante os jogos da Copa do Mundo  e nas festas de final de ano.

Já com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CAOMA, que tem como Coordenadora a Promotora de Justiça Áurea Madruga, a 24ª Promotoria de Justiça expediu a Recomendação 06/2022  para a SEMAR, a Recomendação 05/2022, para a SEMAM, e a Recomendação 04/2022, para a Polícia Militar, visando à atuação desses órgãos no exercício do poder de polícia no cumprimento da Lei Estadual nº. 7.643/2021, que coíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do estado do Piauí, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados.

Queima de fogos: MPPI quer coibir poluição sonora durante a Copa - Imagem: Reprodução

O art. 2º da mesma lei dispõe que a proibição é para pessoas físicas e jurídicas, havendo, inclusive, previsão de multa pelo descumprimento da determinação legal.

O PROCON/MPPI atuará na fiscalização da venda e armazenamento de fogos de artifício e estampido, visando à proteção e defesa dos consumidores, adotando as medidas devidas, inclusive com aplicação de multa e/ou outras penalidades administrativas mais graves.

Assinado_Recomendacao-04-Fogos-de-artificio-Policia-Militar_2_221118_164522

Assinado_Recomendacao-05-Fogos-de-artificio-SEMAM_2_221118_164623

Assinado_Recomendacao-06-Fogos-de-artificio-SEMAR_2_221118_164648



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES