Queimadas próximas ao aeroporto põem voos em risco, alerta concessionária

A cortina de fumaça provocada por incêndios de grandes proporções pode dificultar a visibilidade da pista, atrapalhando as operações.

Riscos de queimadas nos aeroportos | Divulgação/CCR Aeroportos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Baixa umidade do ar, aumento das temperaturas e ação humana são um combo perigoso para a vegetação nesta época do ano e põe em risco não só a população mas também as operações aeroportuárias. É o que alerta a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Teresina.

Segundo a CCR, a cortina de fumaça provocada por incêndios de grandes proporções pode dificultar a visibilidade da pista, atrapalhando as operações de pouso e decolagem do aeroporto, e colocando em risco também a vida dos passageiros a bordo.

“Neste período mais quente do ano, em que a vegetação está seca, qualquer fagulha pode dar início a um incêndio de grandes proporções. Algumas pessoas ainda mantêm a tradição de queimar lixos e galhos de árvores - se alguma fagulha se alastrar para a área de vegetação do aeroporto pode colocar em risco a segurança das operações e de todas as pessoas a bordo das aeronaves”, alerta Sandra Neves, gerente do Aeroporto de Teresina.

 Queimadas na vegetação põem em risco voos | FOTO: Divulcação/CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos orienta que a população não faça queimadas de lixo ou de plantações nas proximidades do aeroporto. “Assim, todos colaboram para segurança e preservação do meio ambiente e de vidas humanas”, completa a gerente.

É importante destacar que, conforme o Código Penal, Art. 261, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES