Radiologista alerta para importância de exames da próstata

Exames de imagens são essenciais para diagnóstico e acompanhamento de doenças da próstata

Avalie a matéria:
Doutor Gérson Prado explica melhor sobre exames | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um ano onde muito se falou da política brasileira de saúde do homem, alertar sobre o câncer de próstata é uma tarefa que tem que ser constante. E, como todo fim de ano, quando muitos pacientes fazem seus exames de rotina, a próstata não pode ser deixada de lado e tem que passar pelas mãos de bons profissionais, desde o atendimento ambulatorial até a hora do diagnóstico por imagem.

Como alerta o doutor em Radiologia piauiense Gérson Prado, vários exames fazem parte da procura por alterações na próstata do homem, principalmente após os 50 anos. ?Em alguns casos onde a suspeita é maior, é preciso inclusive realizar uma biópsia dos tecidos para que se possa comprovar ou descartar qualquer sinal de células malignas?, explica o médico.

Ele comenta sobre os principais exames de rotina feitos pelo homem nessa fase da vida. ?Após cuidadosa coleta de dados clínicos e de história familiar, pode ser realizado um exame de polpa digital (toque retal), um exame de sangue para detectar o nível do antígeno próstático específico (PSA). Podem ainda ser solicitados um ultrasson transretal, quando uma sonda é colocada para checar alterações visíveis na próstata, além da biópsia transretal propriamente dita. Essa última é um pouco mais incômoda, mas eficaz para a retirada de fragmentos que um patologista vai avaliar?, diz Gérson.

Mas não somente o câncer pode ser detectado. Um aumento do tamanho da próstata, conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna, também incomoda alguns homens, apesar de não ser tão prejudicial quanto o câncer. O médico explica que exames radiológicos também são imprescindíveis na hora de detectar e acompanhar o crescimento benigno da próstata. ?Uma próstata saudável tem o tamanho relativo de uma noz. Se a próstata cresce muito, ela termina por apertar o canal uretral, podendo resultar em redução ou interrupção do fluxo da urina em direção ao pênis. A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o resultado de um crescimento benigno da próstata. A HPB não é câncer, muito embora o seu crescimento exagerado possa levar a estreitamento do canal da urina com resultante sintomatologia para o paciente?.

Mas segundo alerta o médico, muitos homens ainda temem a simples consulta ao especialista, no caso o urologista, e consequentemente também ficam temerosos com relação aos exames. ?Eles ainda têm algumas dúvidas e receios, mas é importante que se conscientizem da importância do acompanhamento médico?, diz Gérson Prado.

Ele desmistifica ainda sobre os exames de imagem solicitados nesses casos. Segundo o doutor, para o US transrretal não há a menor necessidade de sedação. Já para a biópsia, alguns pacientes toleram sedação superficial, com bloqueio local e somente em alguns raros casos utiliza-se a sedação mais profunda, com médicos anestesistas em sala. Todo o procedimento não deve durar mais que 30 minutos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES