Rafael Fonteles faz apelo para que estudantes não deixem de se matricular

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou as matrículas da rede estadual até o dia 20 de janeiro.

Governador Rafael Fonteles pede que estudantes não deixem de se matricular | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, fez um chamamento aos piauienses que estão fora da escola e aos estudantes que ainda não realizaram sua matrícula na Rede Estadual de Educação para garantirem sua vaga no sistema público de educação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou as matrículas da rede estadual até o dia 20 de janeiro, próxima sexta-feira, com a meta de chegar a 260 mil estudantes.

Rafael Fonteles faz apelo para que estudantes não deixem de se matricular

“As matrículas já estão disponíveis, vamos só até o dia 20 de janeiro e você pode fazer já pela internet. Então, aproveite, matricule-se. Nossos professores, professoras, nossa equipe da Seduc, das escolas, das gerências regionais de educação estão a postos para gente realmente conseguir matricular todo mundo que está na idade escolar, seja do Ensino Fundamental, seja do Ensino Médio. Vamos fazer juntos do Piauí a melhor educação do Brasil”, destaca o governador, por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais,.

Para o secretário de Educação Washington Bandeira, é importantíssima a participação do governador na campanha de matrícula para garantir que ninguém fique fora da escola em 2023. “Temos um governador apaixonado por educação e que entende que o estudo gera oportunidades. Ele nos deu uma meta de assegurar que ninguém fique fora da escola. Isto para ele é mais que uma meta, é uma missão de toda a sociedade”, afirmou o secretário.

Washington lembrou que ainda quando secretário de Fazenda, Rafael coordenou o PRO PIAUI, maior programa de investimento em infraestrutura das escolas estaduais. “Nossas escolas estão prontas para garantir às crianças, jovens e adultos uma educação de excelência”, afirmou o gestor.

Para fazer a inscrição, o estudante, se maior de idade, ou o responsável devem preencher a pré-matrícula on-line e em seguida comparecer à secretaria da escola selecionada para entrega da documentação exigida. Vale ressaltar que o processo virtual é a primeira etapa e só há confirmação da vaga após a entrega da documentação na secretaria da escola que o aluno irá estudar.

A lista de documentos varia de acordo com a modalidade de ensino e pode ser conferida no site da Seduc: www.seduc.pi.gov.br/matricula.

Escolas reforçam busca ativa por matrículas

A professora Marlene Lima da Silva, gerente da 19ª Gerência Regional de Educação, zona Sul de Teresina, revela que a busca ativa por estudantes acontece desde o início do período de matrícula, com o uso de diversas ferramentas como vídeos, rádio, panfleto, banner e pelas redes sociais das escolas.

“Nossa meta de matrícula é de 6.749 alunos para as escolas da GRE e já atingimos praticamente 50% da meta. Para conseguirmos alcançar o total desejado, faremos uma ação de busca ativa no bairro Parque Piauí, na próxima sexta-feira (20), das 8h às 12h, em parceria com o presidente do Centro Social Urbano (CSU), com stands das 42 escolas da GRE, e depois seguir para as ruas do bairro, no mercado e centro comercial. Outra estratégia que utilizamos consiste na visita dos técnicos de gestão, ensino e patrimônio às escolas da Educação de Jovens e Adultos, pois estas necessitam de uma atenção especial”, relata a gerente.

Na quinta-feira (19), na região da Santa Maria da Codipi, a mobilização por matrículas e busca ativa acontece a partir das 19h, como afirma o gerente da 4ª Gerência Regional de Educação, Tarcísio Pires.

“Estamos utilizando diversas mídias, carro de som, visitas a residências e concentração em pontos estratégicos para divulgação das matrículas. Vamos buscar também o ex-aluno da escola municipal para que este continue seus estudos. Estamos focando a Grande Santa Maria nesta semana para levar educação de qualidade e que toda essa população possa ter a oportunidade que necessita”, finaliza o gerente.

A aluna Jaqueline, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes, dá um recado para todos que podem estudar e ainda não realizaram sua matrícula. “Venho com muito orgulho dizer que é muito gratificante estudar na escola estadual pública. Destaco o aprendizado promovido pelas disciplinas eletivas de conteúdo, que aprofundam as matérias que a gente mais gosta de estudar, e o Ensino Médio que também nos prepara para o ENEM, para faculdade. É muito gratificante ver a Secretaria se importando realmente com o futuro dos alunos”, comenta a estudante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES